Após o sucesso do evento realizado no ano passado na cidade de Buritama – SP, a Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (ANPAP) realizará de 16 a 18 de setembro, em Ilha Solteira – SP, o II Encontro Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (ENPAP).
Durante os três dias, produtores, técnicos, representantes comerciais e industriais poderão atualizar seus contatos e conhecimentos, fortalecendo cada vez mais a piscicultura, como uma atividade que a cada dia se torna uma parte importante da cadeia produtiva no Brasil. O evento desse ano espera também ser um ponto centralizador dos piscicultores que desejam, entre outras reivindicações, exigir do poder público agilidade nas licenças ambientais e registros de pisciculturas.
A Ilha
A Ilha Solteira, assim chamada por estar próxima a um arquipélago formado por cinco ilhas, é uma ilha fluvial localizada entre a divisa do município de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo e o município de Selvíria, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Abriga a Hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior usina da CESP e do Estado de São Paulo, sendo a terceira do Brasil localizada no Rio Paraná. Seu reservatório tem 1.195 km² de água cristalina e temperatura agradável.
Programação
Como os demais encontros do setor o II ENPAP constará de ciclo de palestras e visitas técnicas. Durante os dias do evento a praça da cidade abrigará uma feira gastronômica que proporcionará ao público presente a oportunidade de degustar diversos tipos de pratos elaborados com a tilápia.
Para a cerimônia de abertura marcada para o dia 16 de setembro, os organizadores esperam receber autoridades e representantes da aqüicultura para comporem a mesa. Entre os convidados estão o Professor Newton Castagnolli e o Ministro Altemir Gregolin. Nesse mesmo dia inicia-se o seminário “Atualidades da piscicultura brasileira” com a participação de Euclydes Cestari Jr (CESP/PISCIS), Alexandre Ninhaus (UNESP) e Marcelo Sampaio (SEAP), entre outros convidados.
Estão sendo organizados ainda, alguns eventos complementares do encontro, como uma oficina de aproveitamento integral do pescado (50 vagas), reuniões técnicas sobre nutrição, meio ambiente, reprodução, comercialização e representação política da piscicultura. O dia 18 de setembro foi reservado para visitas técnicas e Assembléia Geral da ANPAP. Mais informações sobre o II ENPAP podem ser obtidas através do e-mail: [email protected] ou (18) 3694-7266.