Engenheiros de Pesca reunidos no CONBEP 2005

Leonardo Teixeira Sales e Osvaldo Segundi da Costa Filho, presidente e vice-presidente da FAEP para o mandato 2005/2007

A Conbep 2005, a 14o versão do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, aconteceu de 18 a 22 de outubro no confortável Centro de Convenções da capital cearense, atraindo mais de 1.000 inscritos, entre estudantes e profissionais, vindos de toda a parte do Brasil.

Os organizadores ofereceram aos que dele participaram uma programação abrangente e muito bem elaborada. As palestras, apresentações dos trabalhos científicos e os painéis dedicados aos assuntos relacionados com os cultivos aquáticos falaram dos principais temas que marcam o momento atual da aqüicultura brasileira, com destaque para a biossegurança, genética, piscicultura marinha, alimentação, sistemas de produção para piscicultura de água doce, macro algas, tecnologia de alimentos, entre outros tantos assuntos.

Os Conbeps, eventos que acontecem a cada dois anos, têm também a grande responsabilidade de ser a vitrine para que o universo acadêmico das escolas de engenharia de pesca possa mostrar a sua produção, e dessa vez não foi diferente. Estudantes de vários estados se esbarravam em meio a uma profusão de painéis mostrando a vitalidade das pesquisas universitárias.

O evento serve também para que os engenheiros de pesca escolham seus representantes, sendo utilizado tradicionalmente para a realização da assembléia que escolhe a presidência da FAEP – Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil. Neste 14o Conbep foi eleito o engenheiro de pesca Leonardo Teixeita Sales para a presidência da FAEP em substituição a Augusto José Nogueira. Para vice- presidente foi eleito o engenheiro de pesca Osvaldo Segundo da Costa Filho. Dentre os compromissos assumidos pelo novo presidente, destaca-se, logo em primeiro lugar, a luta pela criação do Ministério da Aqüicultura e Pesca.

O próximo Conbep, a ser realizado em 2007, acontecerá em Manaus, após uma escolha onde se candidataram também as cidades de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e Campina Grande, na Paraíba.