Engepesca, produtos de qualidade que garantem o sucesso do cultivo

O carcinicultor brasileiro pode contar com a Engepesca, empresa pioneira na construção de redes e tanques redes para a aqüicultura desde 1986. Com uma larga experiência no fornecimento a Engepesca oferece a todos os que se dedicam ao cultivo de camarões, diversos produtos como telas, redes, tarrafas, balaios e bagnets.

As telas de polietileno de alta densidade PEAD são de grande aplicação e durabilidade nas grades das comportas de 1000 a 9000 micras e as de alta precisão para o manejo de larvas de 50 a 700 micras. A tela é uma grande guardiã de toda a produção de camarão do viveiro e, por isso, a utilização de um produto de primeira linha torna-se um investimento fundamental. Seu custo torna-se muito pequeno comparando-se com o custo de outros insumos, representando um gasto de apenas R$25,00 p/ hectare /ano.

A fabricação das telas de alta precisão segue uma padronização extremamente precisa, em microns, do diâmetro dos filamentos, abertura de malhas e constância na maciez da superfície do tecido. Tudo dentro de um controle de qualidade suíço. Estas características são extremamente importantes em larviculturas e sistemas de filtração e redes de plâncton.

A Engepesca fabrica toda uma linha de redes Bagnets ®, desde a filtragem de 450 micras, até a transferência de larvas e despesca. São produzidas de acordo com a necessidade do cliente, com um comprimento calculado para o sucesso da despesca. As Bagnets ® são projetadas de forma que a rede se encaixe perfeitamente na boca das comportas. São confeccionadas em três malhas, de 450 microns, 8mm e 12mm, com fios de poliamida de alta resistência e costuras triplas nas emendas. As Bagnets ® são fornecidas com argolas de bronze e cabos para realizar fechamento e corte da rede, agilizando as operações de despesca.

Outro produto muito comercializado são as tarrafas para todas as fases dos cultivos, desde PLs de 1 grama até 12 gramas.

As tarrafas para biometria e despesca da Engepesca são as únicas produzidas especialmente para a carcinicultura. São elaboradas com panagens de nylon multifilamento sem nós e, por isso, não machucam nem traumatizam os PLs. As tarrafas de argola 5 e 13 mm, sem nós, são um lançamento exclusivo da Engepesca.

Para facilitar ainda mais a despesca e o manuseio dos camarões capturados, a Engepesca oferece ainda, balaios de diversos tamanhos de acordo com a necessidade dos carcinicultores e tanques-rede para camarões, além de telas para a confecção destes tanques.

Sempre atenta às necessidades do aqüicultor brasileiro, a Engepesca está lançando no mercado da carcinicultura, mais um produto de qualidade: a rede Elevadiça LiftNet® , para capturas parciais de larvas ou camarões acima de 10 gramas. Esta rede permite capturas de 200 a 300 kgs sem baixar o nível do tanque, perda de água e sem estresse para os camarões ou PLs.

A empresa Engepesca Ltda. está localizada em Itajaí – SC, e tem à frente o Engenheiro de Pesca Philip Conolly, responsável pelos projetos, assessoria técnica e acompanhamento da construção das redes.