Europa publica os medicamentos veterinários permitidos na aquicultura

A União Europeia listou 304 medicamentos veterinários e vacinas autorizadas para uso na aquicultura. A publicação desta lista foi feita a pedido da FishMedPlus Coalition, uma organização que trabalha para aumentar a disponibilidade de medicamentos veterinários autorizados para a aquicultura.

O número de medicamentos destinados à aquicultura é pequeno (304) em comparação com aqueles autorizados para uso em cães, que totalizam mais de 10.000, ou aqueles destinados à pecuária, que tem mais de 8.000. No entanto, FishMedPlus destaca que muitos dos medicamentos veterinários para a aquicultura compartilham ingredientes com aqueles destinados a cães e gado.

Especificamente, do total de 304 medicamentos veterinários para peixes, mais da metade correspondem a vacinas (51%). Neste sentido, os antibióticos ocupam o segundo lugar, representando 29% do total de medicamentos veterinários autorizados para a aquicultura.

Ao mesmo tempo, os restantes 20% dos medicamentos veterinários estão divididos em hormônios (2%), antimicrobianos (3%), antiparasitas (2%), sedativos e anestésicos (5%) e um 8% restantes que caem antissépticos, inseticidas e produtos homeopáticos.

De todos esses medicamentos existe apenas um que possui autorização centralizada, o CLYNAV, dos laboratórios da Elanco GmbH. Isto significa que o medicamento é autorizado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigle em inglês) e pode ser usado em todos os países pertencentes à União Europeia. Os demais medicamentos que não possuem autorização centralizada possuem autorização nacional.

Neste caso, o CLYNAV é uma vacina usada contra o alphavirus salmonídeo, subtipo 3, e destina-se ao salmão do Atlântico. O salmão é a espécie de peixe a que se destinam mais medicamentos veterinários, em particular 31% destes.

A segunda espécie para a qual mais drogas são destinadas é a truta arco-íris, 20%. Por outro lado, 16% do total de medicamentos para uso aquícola é geralmente destinado a todas as espécies.

Com relação ao número de medicamentos veterinários aquícolas licenciados existentes nos diferentes países da União Europeia, Itália ocupa o primeiro lugar com um total de 45, seguido por Grécia e Noruega com 29, Reino Unido com 28 e, em quarto lugar, a Espanha com 24.

Número de medicamentos veterinários para peixes por país

Fonte: Jorge Jiménez Rodríguez, Animalshealth.es