Eventos de fim de ano

Boas pedidas para quem ainda tem fôlego


Peixes, camarões, mexilhões, ostras, rãs … Merece destaque mais uma vez a grande quantidade de eventos aqüícolas que, neste ano, foram realizados no país, a maioria deles divulgada pela Panorama da AQÜICULTURA.

A quantidade de cursos, encontros, congressos e simpósios que acontecem quase que simultaneamente no Brasil, nos dá a real dimensão do desenvolvimento da atividade, que parece sempre em ebulição, ora numa região, ora em outra, movimentando os aqüicultores nos quatro cantos do país.

Com o ano de 1995 caminhando para o final, ainda restam para os aqüicultores com fôlego muitas oportunidades de trocar experiências, informações e aprendizado nos diversos eventos que estão sendo organizados para acontecerem antes da virada do ano.

Com esses encontros todos ganham. Ganham os produtores rurais que passam a saber das mais recentes tecnologias, ganham os pesquisadores com novos dados para desenvolvimento de suas pesquisas, ganham os comerciantes que tem oportunidade de expor e vender seus produtos diretamente para o consumidor, ganha a atividade no todo, que se vê aos poucos encorpando e passando a ter vida própria, com seus problemas e reais soluções.

Para o aqüicultor de malas prontas, além do III Encontro Sul-Brasileiro de Aqüicultura e VI Encontro Rio-Grandense de Técnicos de Aqüicultura, destacados em nossa edição passada, relacionamos alguns eventos importantes que estão por vir, cujos endereços e telefones de contato poderão ser encontrados na nossa última página, na seção Calendário Aqüícola. Boa viagem.

Curso sobre Qualidade das Águas na Aqüicultura

O curso que acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro, é ministrado pelo biólogo Helcias B. de Pádua e destinado à todos os criadores de organismos aquáticos e pessoas interessadas. As aulas teóricas e práticas visam orientar os alunos nas amostragens, análises e interpretação dos resultados das variáveis específicas da aqüicultura, quando serão apresentadas alternativas de recuperação e tratamento das águas.

VII Curso sobre Criação de Trutas em Campos do Jordão

Promovido pelo Instituto de Pesca – CPA – SAA, com o apoio da ABRAT- Associação Brasileira de Truticultores e da FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária, o curso visa promover a difusão tecnológica em Salmonicultura (cultivo de salmões e trutas) e proporcionar uma maior integração entre os criadores e técnicos envolvidos na truticultura. No curso, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro, serão explanados, entre outros, os temas como a evolução e perspectivas da salmonicultura no Brasil, custos e manejo da produção, instalação de uma truticultura, manipulação e conservação de pescados, etc.

Curso Teórico – Prático: Produção Comercial de Camarões de Água Doce

O Instituto de Pesca da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, promoverá, sob a coordenação dos pesquisadores Júlio Vicente Lombardi e Helcio Luis de Almeida Marques, dois cursos teórico-práticos sobre Produção Comercial de Camarões de Água Doce, nos períodos de 25 a 28 de outubro, e 6 a 9 de dezembro, realizados sempre às quartas, quintas e sextas-feiras à noite, das 19:00 às 22:00 hs e aos sábados das 09:00 às 13:00 hs, quando haverá uma aula prática na Estação Experimental do Instituto de Pesca de Pindamonhangaba (SP).

Os cursos têm como objetivo, difundir e atualizar as técnicas criatórias do camarão da Malásia, e serão dirigidos, principalmente, a empresários e técnicos do setor agropecuário, sendo porém abertos ao público em geral.

Simpósio Internacional sobre Nutrição de Peixes e Crustáceos

Organizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), será realizado com o apoio do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, CAUNESP/Jaboticabal e Instituto de Pesca – CPA/SAA, no período de 8 a 10 de novembro, no Hotel Leão da Montanha, Campos do Jordão, SP. Na programação do simpósio consta a presença de especialistas brasileiros em nutrição de organismos aquáticos, como Luiz Edvaldo Pezzato e Dalton José Carneiro, ambos da UNESP e José Eurico (Zico) P. Cyrino e Fernando Kubitza, da ESALQ-USP. Entre os convidados estrangeiros, o simpósio contará com a presença de Albert Tacon da FAO e Michael New, bastante conhecido no Brasil pelo seu manual para criação de camarão de água doce, além de pesquisadores da Auburn University.

Primeiro Encontro Nacional dos Produtores de Camarão de Água Doce

Acontecerão nos dias 15, 16 e 17 de novembro em Vitória – ES. Entre mesas redondas e conferências com a participação de Michael New, consultor da FAO se discutirá a situação atual e as perspectivas do cultivo no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Serão apresentados também, o modelos econômicos para a produção de camarões de água doce como o que vem sendo proposto pelo SEBRAE para o Espírito Santo. Será realizada durante o evento a Segunda Reunião do Grupo de Trabalho sobre Camarão de Água Doce onde se traçará o Plano de Desenvolvimento do Cultivo no Brasil, com formação de Grupos de Trabalho.