Na semana de 12 a 16 de outubro foi realizado o quinto encontro do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento em Aquacultura da Evialis. A reunião ocorreu na cidade de Guayaquil, no Equador. Durante a semana, a equipe teve oportunidade de visitar fazendas de engorda e laboratórios de produção de pós-larvas de camarão na área de Guayas.
A reunião anual tem por objetivo discutir as prioridades de desenvolvimento de tecnologia para nutrição de animais aquáticos, revisão dos temas definidos nos encontros anteriores e avaliação dos resultados de experimentos conduzidos nos centros de pesquisa do grupo.
A Evialis do Brasil esteve representada pela Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Soraia Putrino e pelo Gerente de Negócios de Aquacultura Ricardo Mello. Segundo a Gerente de P&D, que responde pelas atividades de pesquisa com todas as espécies, é notável a prioridade que o grupo tem dado para peixes e camarões. “Temos desenvolvido estudos para várias espécies, sejam animais de produção ou pets, mas nosso budget de pesquisas reflete o grau de importância do negócio aqua dentro do grupo” destaca a pesquisadora.
O encontro é a oportunidade de apresentar ao grupo as demandas dos clientes de hoje, e as que o mercado poderá trazer no futuro. “O trabalho de P&D da Evialis oferece a Ocialis e Purina a possibilidade de aperfeiçomento de produtos e programas nutricionais em mercados que temos posição de liderança como camarão, tilápias e peixes nativos de água doce, e de inovação para novos mercados, como o desenvolvimento de um produto para bijupirá” completa Mello.
Ocialis e Aquicultura Acqua Santa
Situada no município de Arealva/SP, a Aquicultura Acqua Santa é a mais nova parceira comercial da Ocialis. Com 5 anos de atividade, a Acqua Santa especializou-se no cultivo de tilápias em tanques-rede e na logística de peixes de cativeiro. A piscicultura conta com 220 tanques-rede, produzindo 70 toneladas de tilápias por mês, e vem crescendo a cada ano, embalada pelo aumento do consumo de tilápias em várias partes do Brasil. O modelo de negócios da Acqua Santa também abrange parcerias com outros produtores, que fornecem peixes que são comercializados em mercados de distribuição de pescados de grandes centros urbanos e alguns pesqueiros. “Nossa meta é sermos reconhecidamente eficientes na produção e na logística de peixes”, ressalta o Médico Veterinário José Eduardo Roselino Ribeiro, sócio-proprietário, que destaca a importância da avaliação de performance técnico-financeira e de uma forma sustentável. Através do fornecimento de produtos que garantem a segurança alimentar e que proporcionam os melhores resultados técnicos e econômicos, a Ocialis se orgulha de ter a Aquicultura Acqua Santa como parceira e deseja continuar fazendo parte de sua história de sucesso.