A Fazenda Experimental Yakult/UFSC está comemorando os seus cinco anos de funcionamento. Em janeiro de 1999, a empresa YAKULT S/A doou à UFSC uma área de 365 hectares, com 17 viveiros de cultivo implantados, que somam uma área alagada de 23 hectares. Após ampla reforma no seu sistema de captação de água e infra-estrutura básica, a fazenda iniciou a produção de camarões da espécie Litopenaeus vannamei e tem, desde então, dado o fundamental apoio para a solidificação da atividade da carcinicultura marinha no sul do Brasil. Entre suas diretrizes básicas, estão a realização de cursos profissionalizantes, o desenvolvimento tecnológico e a produção de reprodutores.
Desde a sua inauguração, a fazenda tornou-se também uma referência nacional no campo da pesquisa e formação de recursos humanos. Em decorrência, nos últimos cinco anos, mais de 500 pessoas já foram treinadas, entre produtores, técnicos ou simplesmente interessados em conhecer mais sobre a atividade da carcinicultura. Os estágios e treinamento na Yakult/UFSC acontecem ao longo de todo o ano, e podem durar de um a três meses. Semanalmente são ministrados ainda seminários, onde são estudados os principais temas relacionados ao manejo do cultivo.
A produção de camarões
A fazenda produz anualmente 80 toneladas de camarões, distribuídas através de dois ciclos, e os comercializam no mercado interno e externo. Os recursos gerados, além de permitir que seja mantida a qualidade do treinamento, também têm possibilitado amplos investimentos na melhoria da infra-estrutura da fazenda, entre eles um moderno sistema de recirculação da água. Além disso, financiam pesquisas que já resultaram em seis teses de mestrado e uma de doutorado, e permitem aos pesquisadores envolvidos, a possibilidade de apresentar seus trabalhos nos principais congressos e revistas especializadas da aqüicultura mundial e nacional.
A Yakult/UFSC conta com o apoio do Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC, sendo responsável pela formação do banco de reprodutores que tem garantido a excelente qualidade das pós-larvas produzidas por este laboratório.
Suas atuais linhas de pesquisa são a genética, probióticos, manejo da alimentação, manejo da produtividade aquática, monitoramento ambiental e cultivo de espécies nativas. A fazenda possui ainda um moderno laboratório equipado para todas as análises dos parâmetros físico-químicos do cultivo, que lhes permite também executar seu plano de monitoramento ambiental. Para tudo isso conta com um corpo técnico formado por dois profissionais de nível superior, três de nível médio e sete de apoio.
A Yakult/UFSC está aberta a visitação do público todas as sextas-feiras das 14:00 as 17:00 horas e qualquer informação sobre estágios ou agendamento de visitas pode ser obtida através do telefone: (47) 452-3050.