FDA aprova primeira planta para produção comercial de salmão transgênico

Maynard, EUA – A AquaBounty Technologies, Inc., uma empresa focada no aumento da produtividade no mercado de aquicultura, anunciou na sexta-feira que recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para criar o salmão AquAdvantage® em tanques escavados perto de Albany (Indiana).

A FDA aprovou previamente o AquaBounty New Animal Drug Application (NADA) em 2015 para a produção, venda e consumo de salmão transgênico nos EUA. Esta aprovação específicou que todas as instalações de produção precisam de aprovações específicas individuais. Para atender a essa exigência, a empresa enviou um suplemento NADA à FDA para solicitar a aprovação do cultivo do  AquAdvantage Salmon em uma fazenda perto de  Albany. A instalação em Indiana tem capacidade de produzir 1200 toneladas por ano. Com a instalação aprovada, a produção de salmão transgênico aguarda somente a guia oficial de rotulagem emitida pelo FDA.

Ron Stotish, CEO da AquaBounty, disse: “Este é outro marco no caminho para fornecer salmão saudável e sustentável aos consumidores. Estamos felizes que a FDA continue com seu rigoroso processo de revisão baseado na ciência e aprove nosso pedido por conta de seus méritos. Nossa instalação em Albany será impulsionada em Indianápolis, Chicago, Detroit, Cleveland, Columbus, Louisville e St. Louis, proporcionando-nos uma tremenda oportunidade de crescimento.

Fonte: Aquahoy
https://www.aquahoy.com/noticias/peces/31625-fda-aprueba-la-primera-instalacion-para-la-produccion-comercial-de-salmon-transgenico