Desde 2001 a Ferraz Máquinas tem atuado e investido no comércio exterior de seus equipamentos, seja através de participação em feiras internacionais ou de seus representantes em outros países, por meio do auxílio das prospecções de novos clientes e atendimento dos já existentes. Em resposta a esse trabalho, já foram efetuadas exportações de fábricas completas e equipamentos avulsos para mais de 20 países, localizados em sua maioria na América Latina.
A Ferraz possui uma completa estrutura de apoio para a área de exportação, quer seja na parte administrativa, através dos trâmites legais envolvidos no processo, ou na disponibilização de equipe própria para startup e treinamentos das equipes destes clientes.
Recentemente, o Projeto Pacú, empresa brasileira voltada para a piscicultura, foi contratada pelo governo boliviano para construir o maior complexo piscícola da Bolívia, em uma área de 75 hectares na cidade de Chimoré.
Por ser uma empresa brasileira com a possibilidade de oferecer uma planta completa e estar preparada para auxiliar no processo de exportação, a Ferraz Máquinas foi escolhida pelo Projeto Pacú para desenvolver uma linha de extrusão de 6 toneladas/hora para peixes, incluindo moagem, dosagem, extrusão, aplicação de óleos e palatabilizantes, secagem, resfriamento, além de toda parte elétrica e de automação.
Os responsáveis pelo projeto na Bolívia iniciaram há quase três anos o contato com a Ferraz Máquinas, e após algumas visitas às dependências da empresa em Ribeirão Preto – SP, formalizaram essa importante parceria e, como resultado, o processo de envio da linha adquirida já foi iniciado em maio deste ano.