Finalista em prêmio de inovação

Por Romulo Grigoli

Avanços na área da piscicultura levaram Cascavel à final do Prêmio MuniCiência 2017/2018, na categoria Municípios Inovadores. A vitória será consagrada à iniciativa que receber o maior número votos até hoje, quando será encerrada a votação.

As açes em Cascavel foram realizadas por meio do Programa Piscicultura, coordenado pela Secretaria de Agricultura.

As atividades que até então eram desenvolvidas de maneira tradicional receberam um reforço. “Proporcionamos capacitação, tecnologia no sistema de implantação da atividade e auxílio para que produtores consigam regularizar”, afirma o técnico de Piscicultura da Secretaria de Agricultura, Edson Duarte da Silva.

A Associação dos Aquicultores do Oeste do Paraná conta com 130 cadastrados e 100 deles com aprovação técnica. O município disponibiliza dois abatedouros e há ainda projeto para funcionamento de mais um.

Embora a prática da piscicultura tenha se fortalecido, estudos revelam que há muito ainda a ser explorado. “Hoje 95% do consumo é de peixe de fora, mas a produção pode ser explorada em 80% das propriedade”, ressalta ao técnico.

Benefícios e reconhecimento

O presidente da Associação dos Aquicultores do Oeste, Valcir Zanini, está na torcida para que as práticas em Cascavel sejam vitoriosas. “É um trabalho que traz benefícios à associação e um reconhecimento em nível nacional”, afirma.

Ele acrescenta ainda os resultados que a piscicultura tem alcançado em todo o País. “O crescimento é de 20% ao ano e a atividade hoje é a mais rentável e que apresenta maior resultado por metro quadrado nas propriedades”, ressalta.

Votação

A votação no projeto de Cascavel pode ser feita pelo site www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao. Para confirmar o voto é preciso informar um e-mail. O MuniCiência é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. Os projetos mais votados serão conhecidos durante a XXI Marcha dos Prefeitos em Brasília dia 23 de maio.

Fonte: O Paraná
https://www.oparana.com.br/noticia/finalista-em-premio-de-inovacao