DATA LIMITE – Foi transferida para 28 de março a data-limite (early bird) para a inscrição de participantes brasileiros. Os valores cobrados são cerca de 50% inferiores aos participantes estrangeiros. Vale lembrar que os membros de qualquer uma das associações conveniadas com o WAS podem fazer inscrição com desconto. São estas as associações: ABRAPOA, AQUABIO, ABRAq, ABCC, Aquaculture Association of Canada, Aquacultural Engineering Society, Asian Fisheries Society, Capítulo Latino Americano da WAS, Caribbean Aquaculture Association, European Aquaculture Society, Int’l. Assoc. of Aquaculture Economics & Management, Korean Aquaculture Society, South African Aquaculture Society, WAS – World Aquaculture Society e, GAA – Global Aquaculture Alliance. Os interessados podem se afiliar a qualquer uma dessas associações a qualquer momento para usufruir os descontos. Os novos associados da WAS poderão ainda aproveitar a “Promoção 2 Anos ao Preço de 1”, e efetuar sua inscrição pagando em Reais.
AJUSTES FINAIS – Os organizadores do WAS ’03 estiveram reunidos em Salvador-BA entre os dias 15 e 17 de dezembro para alguns ajustes no evento, que promete ser o maior encontro da aqüicultura já realizado na América Latina. Estavam na cidade do acarajé, Craig Browdy, atual presidente da WAS e Chairman do evento; Jay Parsons, responsável pela programação técnica e John Cooksey, diretor de eventos da WAS, junto aos representantes do Comitê Executivo e Comitê Organizador Nacional, além de Max Magalhães Stern, da Bahia Pesca, um dos grandes patrocinadores deste evento no Brasil.
NUTRIÇÃO – Segundo Ricardo Martino e Débora Fracalossi, encarregados da organização da sessão sobre nutrição de peixes de água doce, entre os palestrantes já confirmados estão Delbert Gatlin III, da Texas AM University; Shuichi Satoh, da Tokyo University of Fisheries e, Frank Liebert da University of Goettingen, todos eles professores renomados. Gatlin III é reconhecido como sendo um dos grandes especialistas em nutrição de peixes e atua como revisor de várias revistas importantes, como o Journal of the World Aquaculture Society e o Aquaculture Nutrition. Shuichi Satoh publicou muitos trabalhos sobre a importância de minerais para peixes, demonstrando o efeito da deficiência destes nutrientes na composição corporal dos peixes e, Frank Liebert tem grande conhecimento sobre o efeito de dietas com lisina para a tilápia. Alguns profissionais do setor produtivo também deverão fazer parte da sessão. O tema “A situação atual e as perspectivas das rações para peixes de água doce” deverá ser dividido em duas partes distintas. Uma focará o Brasil e a outra, o mundo.
SESSÕES TÉCNICAS DA FAO – Antes de retornar para os USA, Craig Browdy foi visitar, junto com Patricia Abelin, o IEDBIG em Angra dos Reis, RJ e ficou bastante interessado no programa social que o Instituto vem fazendo junto a famílias de pescadores para a difusão do cultivo de vieiras (Coquille Saint Jacques) na região. Durante o WAS’ 03, os resultados parciais deste trabalho, serão apresentados na Sessão Técnica da FAO.
ESTUDANTES – Já estão sendo providenciadas opções de alojamento para os estudantes que forem para Salvador. Os organizadores do WAS’03 estão incentivando a presença dos estudantes, cuja taxa de inscrição dá direito a participar de todas as atividades do congresso, incluindo os famosos banquetes de abertura e de encerramento do evento. Além disso, haverá uma recepção (students reception) exclusiva onde poderão trocar com os colegas, informações sobre seus trabalhos e as pesquisas realizadas. A recepção para estudantes será na noite do dia 21 de maio. Para os estudantes que estiverem dispostos a trabalhar para o Congresso em troca de sua inscrição serão oferecidos alguns postos de trabalho. Mais informações poderão ser obtidas por email com Matya Cooksey pelo e-mail [email protected]
RECEPÇÕES – Como é de praxe, os pratos servidos durante as recepções de abertura e encerramento do WAS, apresentam a culinária típica dos lugares onde o evento acontece. Os banquetes, já famosos pelo seu alto padrão de qualidade, contarão, desta vez, com os deliciosos pratos da culinária baiana e internacional. A Welcome Reception será realizada no centro de convenções e a President Reception no Hotel Pestana Bahia.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Cerca de nove sessões estarão acontecendo ao mesmo tempo e, pelo menos, quatro delas contarão com serviço de tradução simultânea do inglês (língua oficial do congresso) para o português, principalmente aquelas direcionadas para os produtores.
TRANSPORTE – Durante os dias do congresso estará sendo disponibilizado um serviço de transporte entre os hotéis selecionados pela coordenação do evento e o centro de convenções. Este serviço está incluído no preço da inscrição. Para os conferencistas estará disponível também, um serviço de atendimento no aeroporto e na rodoviária de Salvador.
CO-PROMOTORA – A AQUABIO– Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática foi confirmada como co-promotora do WAS’03. Elisabeth Urbinati, presidente temporária desta sociedade, passa a fazer parte do Comitê Executivo no lugar de Adilon Souza.