FISH EXPO 2023 – Transformando o processamento de pescados com tecnologia 4.0

A Fish Expo 2023 vai reunir empresas de inovação e tecnologias de última geração em produção, gestão e processamento de pescados

O desafio de auxiliar o setor de pescados da América Latina passa por adaptações e muita inteligência para se manterem competitivos na indústria atual. As tecnologias que vieram para revolucionar a qualidade de alimentos impacta em ganhos de produtividade e avanços nunca vistos. É a indústria 4.0 com uso de inteligência artificial e conectividade que resulta em rastreabilidade e eficiência. A tendência de automação e emprego de tecnologias é destaque na Fish Expo 2023 e no V International Fish Congress que será realizado no Maestra Convention Center no Recanto Cataratas Resort em Foz do Iguaçu – Paraná de 19 a 21 de setembro.

O evento, que reúne congresso com especialistas nacionais e internacionais vindos de 12 países, discute e apresenta alternativas sustentáveis para a produção de pescados e vai reunir ainda mais de 130 empresas na feira Fish Expo. Empresas que desenvolvem soluções para mitigação da escassez hídrica e uso de energia, ganhos de produtividade e segurança alimentar.

“A nossa meta para esta quinta edição é bater mais um recorde de público e de expositores”, afirma Altemir Gregolin, Presidente do IFC Brasil e Ex. Ministro da Pesca. A programação conta com mais de 50 conferencistas nacionais e internacionais para tratar de temas relevantes para a cadeia, como tendências de mercado, inteligência artificial na aquicultura, sustentabilidade, crédito, organização da cadeia, gestão e rentabilidade, nutrição, genética, sanidade e biossegurança, entre outros. “Nosso propósito é que o IFC contribua para transformar o Brasil em um grande produtor mundial de pescado”, destaca o Gregolin.

Eliana Panty, Organizadora do IFC Brasil & Fish Expo 2023 destaca que as mais de 130 empresas expositoras da Fish Expo 2023 apresentarão soluções em insumos inovadoras e com tecnologia de ponta como probióticos, antibióticos, hormônio de reversão e ácidos orgânicos para o mercado de pescado, além de vacinas, aditivos e melhoramento genético, além de equipamentos e serviços. “A Fish Expo 2023 vai demonstrar o impacto das tendências de consumo no processamento de pescados, discutir as preferências do novo consumidor que moldam o futuro do setor. A resposta para essa demanda é a adaptação com tecnologias de ponta, automação e práticas sustentáveis de processamento e distribuição” revela Eliana Panty – CEO do IFC Brasil e Fish Expo.

Brasil na ponta

A empresa Aquagermany especializada em aeradores (equipamentos utilizados para garantir a qualidade da água através da oxigenação) vai apresentar sistemas acionados apenas quando necessários, com sondas que mandam informações e acionam os aeradores.“Estaremos mostrando nossas soluções de manejo que vão dar um upgrade na rotina do produtor, fazendo a produção aumentar, reduzindo mortalidades e perdas.  O nosso queridinho do momento é o sistema de monitoramento e acionamento via sonda que está trazendo uma economia de energia  e aumento de produtividade” destacou Maycon Agostini – MKT da Aquagermany.

Um dos lançamentos da Fish Expo 2023 é a BTJ Lab que vai apresentar um projeto inovador que promete revolucionar o mercado da tilápia. Será um centro de pesquisa à campo na área da tilápia, oferecendo experimentos na área da nutrição, manejo e genética. O objetivo da empresa é se tornar fonte de conhecimento para que o setor possa avançar cada vez mais. “Através de pesquisa, a BTJ Lab descobre novas técnicas, práticas e tecnologias que possam otimizar a produção. Os clientes interessados no nosso serviço podem esperar transparência total, qualidade e excelência. Isso significa que que todos os experimentos e pesquisas realizados serão conduzidos com rigor científico e os clientes terão informações claras e precisas sobre os processos e resultados. Queremos dar a oportunidade para as empresas revelarem o potencial dos seus produtos” revela Thiago Torquato Junqueira Franco – Socio Administrador da BTJ.

Pool de inovação

Tecnologias reunidas da Fish Expo que oferecem softwares de controle de processos em tempo real baseado em dados e insights, além de rastreabilidade de ponta a ponta. “Estamos transformando o processamento de alimentos por meio de soluções conectadas e inovadoras que se comunicam e colaboram para melhorar seu rendimento, produtividade e sustentabilidade em todo o processo” destaca Christian Jensen – Diretor Regional de Vendas da Marel.

A Marel oferece equipamentos de processamento de pescados para processadores de todos os tamanhos e diferentes espécies, desde máquinas avançadas individuais até soluções integradas com comunicação máquina-a-máquina para conectividade perfeita. A empresa islandesa é patrocinadora do IFC Brasil desde a primeira edição da Fish Expo, sempre apresentando inovações para a indústria de processamento.

No estande da empresa a Marel vai apresentar soluções como o Compact Grader, Fille Xia, Stream Line, Sensor X e Target Batcher,  personalizadas para atender às necessidades e demandas específicas dos clientes da América Latina, oferecendo excelente desempenho e eficiência no processamento de pescados. “Nosso software fornece controle de processo em tempo real baseado em dados e insights, além de rastreabilidade de ponta a ponta e eficiência de produção, melhorando o desempenho e a produtividade da sua linha”, finaliza.

Sobre o IFC Brasil

Correalizado pela Fundep e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), O IFC Brasil 2023 tem o patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Itaipu Binacional; Ministério da Pesca e Aquicultura; Copel (Companhia Paranaense de Energia; Fomento Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul) e OCEPAR (Organização da Cooperativas do Paraná). O evento é realizado com o apoio da APEX , MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão); CAMARÃO BR (Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão); Unila (Universidade Federal da Integração) e UFPR (Universidade Federal do Paraná.

Inscrições no site www.ifcbrasil.com.br