Frigorífico Cardume poderá comercializar seus produtos além das fronteiras catarinenses

O Frigorífico Cardume, de Chapecó – SC, está comemorando a aprovação do novo layout de suas instalações, que lhe permitirá operar já nos próximos meses com o registro do Serviço de Inspeção Federal – SIF, somando-se aos 67 entrepostos de pescado “sifados” hoje em operação em Santa Catarina (http://200.252.165.4/sda/sif.asp)

Após funcionar por três anos com a certificação estadual – SIE, o que lhe restringia a comercialização apenas ao estado de Santa Catarina, o Frigorífico Cardume finalmente poderá comercializar seus produtos para os demais estados brasileiros, bem como poderá também exportar para outros países os produtos de sua já vasta linha de produção.

O frigorífico, que iniciou suas atividades abatendo e comercializando peixes inteiros eviscerados e congelados, atualmente também produz lingüiça, croquete, filés empanados, snacks e polpa de peixe, além dos filés de tilápia e carpa. Sua produção de cerca de uma tonelada de industrializados por dia deve atingir em dois anos a marca de cinco toneladas diárias.

Hoje são 100 piscicultores que participam do sistema de produção integrada, mas esse número deve crescer para 400 nos próximos dois anos. O oceanógrafo Osmar Tomazzelli Júnior e o veterinário Jorge de Matos Casaca, sócios da empresa, foram os responsáveis pela implantação do programa onde a Cardume fornece alevinos e assistência técnica aos produtores e compra de volta toda a produção. Os viveiros dos piscicultores integrados operam em média com 10.000 peixes por hectare, produzindo principalmente tilápia e carpas.

No dia 22 de fevereiro último, o frigorífico recebeu a visita do Governador do Estado Espiridião Amim, acompanhado de seu vice Paulo Bauer e do Secretário da Agricultura do Estado Odacir Zonta, além do deputado Milton Sander. Na oportunidade, o governador do Estado comprometeu-se a somar esforços para inclusão do peixe na merenda escolar. O que se espera, é que a produção de peixes em Chapecó e municípios vizinhos seja incrementada ainda este ano, em decorrência da parceria entre o Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e os Sindicatos Rurais da região Oeste do Estado. Esta parceria, cuja intenção é qualificar a mão-de-obra do campo e melhorar a renda dos produtores, vai realizar uma série de cursos que incluem a piscicultura e administração rural, e garantirá o treinamento de mais de 40 mil agricultores.