GenoMar Genetics inicia no Tocantins a construção do novo centro de melhoramento genético em Tilápia

Como parte do seu programa de investimentos contínuos, a GenoMar Genetics Group, que distribui seus produtos genéticos de tilápias sob as marcas GenoMar, Aquabel e AquaAmérica, anuncia a construção do seu novo centro de genética e melhoramento de tilápia no estado do Tocantins, Brasil.

O Primeiro centro de melhoramento de alta tecnologia na América Latina

O centro de melhoramento está direcionado para ser o primeiro nesse formato para espécies de tilápia na América Latina, e terá capacidade suficiente para gerenciar os programas de melhoramento da GenoMar, assim como produzir as matrizes (Parent stock) para suas unidades de distribuição. As novas instalações vão melhorar ainda mais a incomparável infraestrutura de distribuição que a GenoMar já possui no Brasil, e fornecer as condições necessárias para ampliar sua atuação em outros países, como Colômbia e México.

A construção do centro de reprodução e larvicultura está sob a gestão da GenoMar Genetics LatinAmérica, que vem trabalhando ativamente com engenheiros, consultores e autoridades brasileiras para garantir que o centro contenha a mais avançada tecnologia e atenda aos altos padrões de biossegurança da GenoMar.

Previsão de finalização para o início de 2021

A construção foi iniciada em junho de 2020 e a previsão é que o centro entre em operação no 1° trimestre de 2021. A localização do centro em Tocantins está de acordo com a política da GenoMar de estabelecer unidades produtivas em regiões com clima bastante favorável para a reprodução de tilápias, além das proximidades com sua base de clientes.

Segundo o CEO da GenoMar Genetics Group, Alejando Tola Alvarez, “os últimos dois anos foram de planejamento para este investimento e nossa equipe fez um trabalho fantástico, trazendo 20 anos de experiencia prática em melhoramento de tilápia associado aos mais recentes conhecimentos e avanços em seleção genômica para maximização da eficiência do melhoramento genético, bem como, projetos de biosseguridade consistentes. O novo centro de melhoramento será uma grande conquista para o grupo e para toda indústria de tilápia brasileira e latino-americana, que se beneficiará de uma customização adicional de genótipos extremamente adaptados às condições locais de cultivo e sem correr risco de biossegurança, decorrente das importações de animais da Ásia ou de outros países”.

Para Diones Bender Almeida, diretor da GenoMar Genetics Latino Americana, “o novo centro de melhoramento genético permitirá atender as necessidades futuras de infraestrutura da Genomar para gerenciar os vários programas de melhoramento genético de tilápia, e entregar genética superior para nossos clientes em um ritmo mais rápido de ganhos zootécnicos e econômicos. Vamos gerar mais de 30 empregos, desenvolvimento para região e estamos trabalhando com as autoridades brasileiras para certificar em breve, a infraestrutura como um compartimento de biossegurança. Também quero estender nosso agradecimento às autoridades federais, estaduais e municipais, aos empresários, aos colegas da Aquabel e ao povo do Tocantins pelo engajamento e apoio para tornar este projeto uma realidade”, disse.

A demanda por produtos de tilápia da GenoMar continua aumentando em todo o mundo, e essa instalação vai permitir a multiplicação da genética e melhorar ainda mais a qualidade dos alevinos e juvenis que serão fornecidos aos nossos clientes. A Genomar Genetics Group é uma empresa internacional de melhoramento em aquicultura e de distribuição com foco nos mercados globais de tilápia. A partir do seu centro de melhoramento na Noruega, América Latina e Ásia, gerencia programas de inovação e tecnologia para algumas das marcas independentes mais reconhecidas na indústria como a GenoMar Supreme, Aquabel e AquaAmérica. Sua infraestrutura de produção em expansão tem permitido a disseminação rápida do progresso genético, e fornecimento, durante todo o ano, de um estoque de alta qualidade para seus clientes, contribuindo para uma indústria de tilápia sustentável e lucrativa.