Governo entrega ações da Peixes da Amazônia para cooperativa de piscicultores

29/8/2013

A Acrepeixes agrupa 2,5 mil produtores reunidos em nove cooperativas e associações de piscicultores (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Acrepeixes agrupa 2,5 mil produtores reunidos em nove cooperativas e associações de piscicultores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em março deste ano, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou o projeto de lei, de autoria do executivo estadual, no qual o governo doava 25% de suas ações na empresa Peixes da Amazônia para a Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre (Acrepeixes). A decisão tornou cerca de 2.500 famílias sócias da maior empresa de piscicultura da Amazônia.

Mas foi durante a inauguração do Centro de Produção de Alevinos, no ultimo fim de semana, que os piscicultores receberam oficialmente os títulos das ações das mãos do ex presidente Lula e do governador Tião Viana.

Talvez este tenha sido o momento mais importante do ato, em que o governo do Acre tonou milhares de piscicultores do Estado também donos de um Complexo Industrial.

“Aqui vocês não terão direito apenas de comprar ração e alevinos e depois vender ao frigorifico. Vocês terão direito a 25% de todo esse empreendimento, direito a voz e voto no conselho administrativo desta empresa”, explicou Edvaldo Magalhães, secretário de Indústria e Comércio.

O piscicultor Sansão Nogueira, presidente da Acrepeixes, afirmou que aquele era um momento de glória para toda a classe. “Nós sabemos das dificuldades de produzir peixes há mais de 18 anos sem conhecimentos e sem incentivos. Hoje nós temos total apoio do governo do Estado e vamos nos engajar para tornar nosso Estado um dos maiores produtores de peixe do Brasil e do mundo”, comemorou.

A Acrepeixes agrupa 2,5 mil produtores reunidos em nove cooperativas e associações de piscicultores. Segundo Sansão, os produtores trabalham com a expectativa de dobrar a produção para 10 toneladas por hectare. Atualmente, produzindo 5 toneladas/ha, a renda gira em torno de R$ 30 mil/ano.

Por: Jaqueline Teles (Assessoria Sedens)

Fonte: Agência Notícias do Acre

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/producao/26149-governo-entrega-acoes-da-peixes-da-amazonia-para-cooperativa-de-piscicultores.html