Grupo Ypióca em parceria com a Nutron Alimentos inaugura unidade de produção de ração

 

Da esquerda para a direita: Everardo Telles (Dir. Presidente Grupo Ypióca), Luciano Roppa ( Presidente Nutron), Gabriel Jorge (Diretor Nutron) e Lucio Alcântara (Governador do Estado do Ceará)
Da esquerda para a direita: Everardo Telles (Dir. Presidente Grupo Ypióca), Luciano Roppa ( Presidente Nutron), Gabriel Jorge (Diretor Nutron) e Lucio Alcântara (Governador do Estado do Ceará)

InformeBRfish05

Comemorando seus 160 anos de história, o Grupo Ypióca amplia sua área de atuação ao inaugurar a BRFish/Nutron, especializada na produção de rações para peixes no município de São Gonçalo do Amarante, distante 59 km de Fortaleza. A nova unidade do grupo cearense nasce de uma parceria com a Nutron Alimentos, líder mundial em nutrição animal, e integrante do Grupo Provimi, que atua em 31 países dos cinco continentes.

Com a iniciativa, a empresa irá produzir e comercializar rações extrusadas da linha ProAqua, produtos indicados para a alimentação de peixes onívoros e carnívoros em todas as fases de desenvolvimento e sistemas de cultivo, desde o manejo intensivo ao superintensivo. As rações são destinadas aos produtores que estão atentos à otimização dos resultados de campo, à competitividade e à lucratividade de sua piscicultura.

A linha ProAqua é elaborada com ingredientes de alto valor nutritivo, com todas as rações suplementadas com vitamina C estabilizada com fosfato (ácido ascórbico mono ou poilifosfato), com retenção superior a 90% após a extrusão e o armazenamento.

O resultado da parceria da Nutron com o Grupo Ypióca, será a quinta unidade da Nutron no Brasil e a primeira no Nordeste. A empresa possui duas fábricas em São Paulo (Campinas e Itapira), uma em Santa Catarina (Chapecó) e outra no Paraná (Toledo). A tecnologia empregada é constantemente testada nos laboratórios do seu Centro de Pesquisa em Nutrição Animal (CPNA), instalado em Mogi-Mirim, em São Paulo.

Além da cachaça, cuja marca está presente em mais de 40 países, o Grupo Ypióca atua em diversos outros ramos de atividades, como água mineral, embalagens plásticas (pet), papel, papelão e transporte de carga. Agora, ao comemorar seus 160 anos de história, o Grupo amplia sua área de atuação investindo também em piscicultura.

A BRFish cultiva tilápias (Oreochromis niloticus) de forma sustentável e integrada no estado do Ceará, sem incentivos públicos, a exemplo de outros empreendimentos do Grupo Ypióca. Ocupando área de 100.000 m2 conta com uma “Central de Reprodução de Tilápias” equipada com viveiros de reprodutores geneticamente selecionados provenientes da Tailândia e um moderno “Laboratório de Incubação e Maturação de Alevinos”. Sua capacidade de produção é de 60 toneladas/mês de tilápia, 4.000.000/mês de alevinos e 1.000 toneladas/mês de rações extrusadas.

A “Unidade de Recria e Engorda” está localizada no açude Sítios Novos, onde são produzidos juvenis (peso médio de 30 gramas) e peixes (com 1 quilo em média). As espécies são cultivadas em tanques-rede de alumínio, com telas de arame galvanizado revestido de PVC. A produção de tilápia abastece o mercado distribuidor, assim como revendedores de grande porte da Região.