Hidrolisados funcionais Aquativ: Um concentrado de desempenho

A aquicultura é o setor agropecuário de maior crescimento no mundo, com aproximadamente 8% ao ano nos últimos 20 anos (FAO, 2010), e já é responsável por cerca de 50% do pescado que serve de alimento para a humanidade. No Brasil, a atuação da aquicultura também é crescente, com estimativas de crescimento de 12% para 2010 (Sindirações, 2010).

Acompanhando este crescimento, produtores e fabricantes de alimentos para aquicultura enfrentam numerosos desafios, como a constante evolução dos aspectos regulatórios, o surgimento de restrições ambientais e a redução global de matérias-primas essenciais, tornando cada vez mais difícil combinar alta produtividade com práticas sustentáveis. Neste contexto, na última década muito tem se discutido sobre a substituição da farinha de peixe por fontes alternativas de proteína animal e/ou vegetal.

“A missão da AQUATIV, empresa pertencente ao grupo internacional Diana Ingredients, é desenvolver hidrolisados funcionais naturais que auxiliem produtores de peixes e camarões, bem como fabricantes de alimentos a superar os desafios produtivos.”

Um conceito único: Os Nutrientes Ativos NaturaisTM” (NAN)

Vários estudos demonstraram que o ganho de desempenho através da nutrição clássica, contendo farinha de peixe, dificilmente pode ser alcançado com dietas contendo exatamente o mesmo valor nutricional (proteínas, aminoácidos, gordura), porém sem a farinha de peixe. A diferença pode ser explicada devido à presença de componentes biologicamente ativos de baixo peso molecular presentes na farinha de peixe, que impulsionam o crescimento do animal. Contudo, devido ao tratamento térmico no qual a matéria-prima é submetida durante o processo de produção da farinha, as quantidades destes compostos ativos passam a ser muito baixas.

Pesquisadores da AQUATIV isolaram e concentraram estes compostos, basicamente constituídos de peptídeos, aminoácidos e nucleotídeos ativos. Também demonstraram em nossos centros de testes que estes compostos ativos são fundamentais para a atividade fisiológica de peixes e camarões, refletindo no desempenho produtivo dos animais.

A AQUATIV demonstrou que a atividade biológica destes compostos de baixo peso molecular exige a presença de matéria-prima fresca de alta qualidade e de um processo suave que evite a desnaturação protéica. O bioprocesso de hidrólise AQUATIV proporciona um alto nível destes compostos de baixo peso molecular preservando sua atividade biológica: os “Nutrientes Ativos NaturaisTM” (NAN).

Naturalmente palatáveis, os NANTM apresentam alta atratividade para os animais, além de promover benefícios funcionais e nutricionais, permitindo a otimização dos custos de formulação e a substituição da farinha de peixe. Os Hidrolisados AQUATIV são promotores naturais de crescimento que melhoram a ingestão de alimentos e aceleram o crescimento, reduzindo o tempo de cultivo e os custos de produção.

“Os hidrolisados funcionais AQUATIV são um concentrado de Nutrientes Ativos Naturais!”

DO CONTROLE DO PROCESSO À PERFORMANCE CUSTOMIZADA

AQUATIV proporciona a melhora de produtividade graças aos três atributos de seus hidrolisados:

  • Palatabilidade: hidrolisados funcionais são atratantes naturais que proporcionam o incremento da ingestão alimentar
  • Nutrição: hidrolisados funcionais contém elementos nutricionais facilmente assimilados pelo animal melhorando o FCA
  • Funcionalidade: hidrolisados funcionais estimulam os mecanismos de crescimento aumentando a biomassa produzida

O perfeito controle dos parâmetros do processo de hidrólise permite à AQUATIV ajustar o perfil de NAN de seus hidrolisados a favor de um dos três atributos: palatabilidade, nutrição e funcionalidade, de acordo com a espécie alvo e necessidades do cliente.

Resumindo, os hidrolisados funcionais da AQUATIV podem ser usados:

– Para aumentar a concentração de NAN das fórmulas
• Para impulsionar o desempenho alimentar
• Para compensar a variação de qualidade das farinhas de peixe

– Em substituição à farinha de peixe
• Para restaurar um nível eficiente de NAN
• Para manter o desempenho alimentar

PROXIMIDADE: UMA REALIDADE PARA A AQUATIV, UM BENEFÍCIO PARA OS CLIENTES

A estratégia da AQUATIV é produzir e comercializar produtos localmente, proporcionando suporte aos clientes com a proximidade de nossa equipe técnica. Uma curta cadeia de abastecimentos e distância de logística nos permitem entregar ao cliente produtos de alta qualidade e competitividade.

Na AQUATIV tudo é feito para estar sempre
próximo e servir ao cliente da melhor forma

Nosso suporte em aplicação, o APLICALIS, auxilia os fabricantes de alimentos para aquacultura na manipulação industrial dos hidrolisados funcionais, proporcionando a maximização do desempenho do produto: auditoria da linha de produção, eficiência na mensuração da aplicação.

AQUATIV é o único especialista local
de hidrolisados funcionais para Aquicultura

Contato: Juliane Gaiotto
e-mail: [email protected]