Homeopatia na aquicultura: prevenção e tratamentos

É cada vez mais frequente o uso de medicamentos homeopáticos na aquicultura, tanto pela sua efetividade, como pelo fato de não provocarem danos colaterais aos animais,
aos consumidores e ao meio ambiente.

Há muito tempo a Arenales Homeopatia Animal vem se dedicando à aquicultura, já tendo desenvolvido um portfólio de 10 produtos voltados para o cultivo de animais aquáticos. Um dos destaques é o medicamento homeopático FATOR ENDECTO AQUICULTURA®, eficaz no controle de endo e ectoparasitos em peixes de quaisquer espécies ou porte, durante toda a sua vida. O produto é comercializado em pó, que deve ser diluído em água e impregnado na ração através de misturadora ou aspersor. O medicamento pode ser usado tanto para prevenção, como para o tratamento, sendo a dosagem diária para tratamento, e em dias alternados para a prevenção.

No caso dos endoparasitas, o seu uso provoca uma redução gradativa da ovopostura, e consequente redução da recontaminação. Já com os ectoparasitos, a médica veterinária homeopata Suellenn Bittencourt explica que o medicamento leva a uma absorção gradativa das formas jovens encistadas sob a pele, brânquias, ou estruturas externas dos organismos aquáticos. “Quando a próxima etapa do ciclo de vida for se realizar, formam-se estruturas frágeis e sensíveis ao meio ambiente”, diz Suellenn.