A Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática – Aquabio, constituída para representar pesquisadores, profissionais, estudantes e entidades que atuam na aqüicultura brasileira realizará durante os dias 24 a 28 de maio de 2004, no Centro de Convenções da cidade de Vitória, no Espírito Santo, o AQÜIMERCO 2004 – Simpósio Mercosul de Aqüicultura. O evento engloba o AquaCiência 2004: Sustentabilidade e Integração; o I Congresso da Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia da Aquabio; o Congresso do Capítulo Latino Americano da WAS; o II Simpósio Capixaba de Aqüicultura; a Feira Internacional de Produtos Aqüícolas; a Rodada de Negócios em Aqüicultura e, o Salão do Produtor.
Segundo Elizabeth Urbinati, presidente da Aquabio, o evento é um grande desafio para a recém-criada entidade e representa os anseios das classes técnica e científica e, principalmente, do empresariado brasileiro e do Mercosul. Urbinati acredita que, devido ao momento estratégico por que passa o Mercosul como importante bloco econômico de desenvolvimento econômico e social dos países integrados (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), associado aos interesses do Governo Brasileiro em fomentar a aqüicultura no país, a realização desse grande evento proporcionará uma maior integração entre os setores públicos e privados, criando condições favoráveis a futuras parcerias e negócios aqüícolas.
O AQÜIMERCO 2004 abordará através de inúmeras conferências, palestras e mini-cursos os aspectos econômicos, sociais e ambientais da aqüicultura na região do Mercosul. Temas como políticas de desenvolvimento de intercâmbio técnico científico e comercial entre organizações públicas e privadas, segurança alimentar; legislação ambiental, inovações tecnológicas, biotecnologia e genética estão entre os outros tantos que serão discutidos durante o simpósio. Paralela ao evento, a Feira Internacional de Produtos Aqüícolas apresentará aos participantes os últimos lançamentos de máquinas e equipamentos para produção, beneficiamento e transporte de pescados, bem como outros produtos relacionados às cadeias produtivas dos camarões marinhos e de água doce, e os aplicados às demais cadeias da aqüicultura como a da criação de rãs, cultivo de macroalgas e peixes ornamentais.
O grupo gestor do evento é formado pelo CTA – Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente; FAES – Federação de Agricultura do Estado do Espírito Santo; Bioalevinus; BANDES – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo; SEBRAE/ES; INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural; Unilinhares; Delegacia Federal de Agricultura e a AQÜES – Associação dos Aqüicultores do Espírito Santo. O AQÜIMERCO conta ainda com o apoio do CEAQ – Central de Apoio ao Aqüicultor; Conventions & Visitors Bureau do Espírito Santo; CRBio-2 – Conselho Regional de Biologia; Escola Agrotécnica Federal de Alegre; Escola Agrotécnica Federal de Colatina; GTCAD – Grupo de Trabalho em Camarões de Água Doce; Instituto ECOS – Pesquisa e Desenvolvimento Sócio Ambiental; Prefeitura Municipal de Vitória; SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; UFES – Universidade Federal do Espírito Santo e UVV – Centro Universitário de Vila Velha. Mais informações sobre o evento no site:www.cta-es.com.br