Dia 23 de novembro, a Nutreco Fri-Ribe realizou em Fortaleza o “II WORKSHOP INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA NUTRECO FRI-RIBE”. Importantes nomes da cadeia mundial de negócios da carcinicultura prestigiaram o evento, que contribuiu para o enriquecimento e desenvolvimento do setor ao debater assuntos ligados a tecnologias, práticas de manejo, nutrição e sanidade na cultura de camarão, entre outras temáticas. O workshop contou com a presença de três especialistas altamente qualificados na cultura: o Ms. Gael Leclercq (especialista em genética de camarão e diretor da Concepto Azul), o PhD John L. Rocha (especialista em criação animal e genética) e o PhD Chalor Limsuwan (especialista em patologia e professor associado da Kasetsart University – Thailand). O evento também contou com a participação do Dr. Itamar Rocha (presidente da ABCC), Sr. Cristiano Maia (ACCC) e Sr. Newton Bacural (ANCC), empresários, produtores e técnicos do RN e CE, além de estudantes do curso de engenharia de pesca da UFC e da UFMA.
O PhD Chalor Limsuwan discorreu sobre o tema “Cultivo de camarão na Tailândia na presença do vírus da mancha branca”. A palestra abordou os desafios enfrentados a partir das primeiras ocorrências do vírus WSSV, que gerou grandes perdas financeiras à cadeia produtiva da carcinicultura, e as principais estratégias utilizadas para reabilitação da atividade como a introdução da capacitação dos operadores, desenvolvimento de ferramentas de controle mais eficientes e melhoria das práticas de manejo. O Ms. Gael Leclercq (Concepto Azul) e o PhD John Rocha (Genearch/Aquatec) brilhantemente apresentaram uma visão geral das linhas de pesquisa em melhoramento genético desenvolvidas por suas empresas que são focadas em animais SPR (animais resistentes/limpos de patógenos específicos) e animais SPF (animais livres de patógenos específicos).
Visitas técnicas
A Nutreco Fri-Ribe, aproveitando a visita do PhD Chalor Limsuwan ao Brasil, realizou uma série de visitas técnicas ao litoral oeste do Ceará e Rio Grande do Norte, acompanhado pelo PhD Dagoberto Sanches (Skretting – empresa integrante do grupo Nutreco), Dr. Marcelo Toledo (Superintendente Técnico de Aquicultura da Nutreco Fri-Ribe) e equipe técnica de carcinicultura da empresa. O objetivo das visitas foi apresentar a ele o modelo de produção brasileiro, as principais práticas de manejo utilizadas, os desafios enfrentados, dentre outras peculiaridades do sistema atual de produção de camarão do Brasil.
A Empresa
A Nutreco é líder global em nutrição animal e rações para peixes. Pioneira no Brasil, a Fri-Ribe iniciou suas atividades em 1973, com a proposta de oferecer alimentos cientificamente formulados para suprir as necessidades nutricionais de todas as espécies animais. Em novembro de 2009, a Nutreco adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, criando a joint venture Nutreco Fri-Ribe. Após dois anos de forte desenvolvimento e cooperação, em março deste ano, a Nutreco ampliou sua participação para 97% no capital da empresa. A Nutreco Fri-Ribe está investindo intensamente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de produtos e soluções para carcinicultura brasileira e, seguindo este propósito, recentemente concluiu o Centro de Pesquisa Aplicada em Carcinicultura (CEPAC), em Mossoró-RN.