III Asian & Seafood Show | Feira de Pescados e Gastronomia Asiática reúne expositores e visitantes em torno da gastronomia oriental

Realizada de 1 a 3 de outubro, a Asian & Seafood Show atraiu ao Expo Center Norte, na capital paulista, 3.050 visitantes vindos do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Japão e China. Fizeram parte do evento expositores de pescado como a Cermaq, Mar e Rio e a Alaska Seafood, além de equipamentos e ingredientes destinados a culinária oriental. A programação foi organizada com atrações culturais, oficinas de gastronomia, workshop de aquicultura, rodadas de negócios e a final da competição que escolheu o melhor sushiman do Brasil.

Chefs de cozinha e nutricionistas estiveram presentes ao centro de convenções em busca das novidades em produtos e tecnologia. Além deles, compareceram ao evento compradores de insumos para restaurantes da região de São Paulo e pequenos produtores de peixe.   

Para dar boas vindas e encantar visitantes e expositores a organização convidou o Grupo Shinkyo Daiko, que fez performances com os milenares tambores japoneses Taikô, instrumento de percussão presente na cultura japonesa, há pelo menos 1.500 anos.  As apresentações se deram no percurso da entrada da feira até a praça de alimentação.

A programação da Asian & Seafood Show incluiu oficinas abertas de gastronomia, que contaram com duas palestras técnicas ministradas por dirigentes da AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo e Cozinheiros sem Fronteiras no Brasil. Uma série de aulas-show foram oferecidas por chefs que apresentaram cardápios variados da culinária oriental, com destaque para o Wagyu, considerada a carne mais saborosa e mais cara do mundo. O sofisticado alimento presente na alta gastronomia japonesa foi tema de aula ministrada pelo chef Shin Koike, embaixador da culinária japonesa no Brasil.

Grupo Shinkyo Daiko - tambores japoneses Taikô; Sushimen participantes da Copa Brasil Best Sushiman; I Workshop de Aquicultura Marinha e Continental; Oficinas com Chefs de cozinha e nutricionistas e, Estande da Panorama da AQÜICULTURA
Grupo Shinkyo Daiko – tambores japoneses Taikô; Sushimen participantes da Copa Brasil Best Sushiman; I Workshop de Aquicultura Marinha e Continental; Oficinas com Chefs de cozinha e nutricionistas e, Estande da Panorama da AQÜICULTURA

Sushimen participantes da Copa Brasil Best Sushiman, esperavam ansiosos pelo resultado do concurso, oferecido pelo chef Hirotoshi Ogawa, diretor do Sushi Skills Institute, escola vinculada à All Japan Sushi Association, única reconhecida pelo governo japonês e organizadora da World Sushi Cup Japan, uma competição mundial realizada anualmente no Japão desde 2013.

O evento ofereceu ainda a tradicional Rodadas de negócios do Sebrae e o I Workshop de Aquicultura Marinha e Continental, com programação técnica visando incrementar a formação dos profissionais que atuam no segmento.

Para o próximo ano, atendendo aos pedidos do setor, o IV Asian & Seafood Show será realizado durante a Semana do Peixe, que acontecerá de 2 a 4 de setembro de 2018.