Inaugurado frigorífico e abatedouro de rãs no Rio de Janeiro

Apesar de não estar ainda em funcionamento, o Abatedouro e Frigoófico da COOPERRAN – Cooperativa dos Ranicultores do Rio de Janeiro, ligado a ARERJ, foi inaugurado em Rio BonitoRI, em setembro último, num esforço conjunto da Prefeitura Municipal de Itaboraí, FIPERJ, SEAAP, FINEP e SEBRAE, com o objetivo principal de fomentar a ranicultura no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo Luiz Manuel de Mendonça Franco, proprietário do Ranário Dois Irmão em Silva Jardim-RI e presidente da COOPERRAN, a cooperativa conta atualmente com a participação de 30 associados que produzem juntos 2.500 kglmês.

Com capacidade para o processar 10.000 quilos de rãs por mês, o abatedouroestará totalmente pronto para funcionara partir do final de novembro, quando 6 homens estarão trabalhando no processamento.

Ao chegarem ao abatedouro, as rãs serão colocadas para adormecerem em água cloradae gelo. A seguir, o abate se dará com a retirada da cabeça, das patas, além da pele. São então penduradas de cabeça para baixo, para sangrarem, antes de serem evisceradas e congeladas inteiras em túneis de congelamento rápido. O armazenamento será feito em câmaras frigoóficas a -23 ºC.

Ainda segundo Luiz Manuel, os subprodutos da rã, separados durante o abate, tem destino certo, como o fígado, que será transformado em patê, a pele, que será curtida e usada na confecção de bolsas e sapatos, e as vísceras, que serão aproveitadas como linha para microcirurgia.