PURINA lança rações formuladas pelo seu sistema ”Aqua“
Líder no Mercado de rações, a Purina está lançando rações completas para o cultivo de peixes.
Fundada nos Estados Unidos em 1894, a Purina é líder no mercado de rações para aqüicultura em países como o México, Colômbia, Venezuela e Filipinas. Instalada no Brasil desde 1967, está investindo também neste segmento, com o objetivo de disponibilizar produtos com qualidade e moderna tecnologia para que os criadores obtenham maior produtividade.
Na aqüicultura intensiva, como em outras atividades, a ração representa uma grande parte do custo de produção, respondendo pela produtividade, preservação ambiental, facilidade no manejo alimentar e na lucratividade da criação.
Segundo Vanice Waldige, responsável pela Linha de Aqüicultura, a empresa lançou as rações Nutripescado 24, Nutripescado 26 e Nutripescado 28, formuladas com base nas exigências específicas dos peixes (sistema “Aqua”), garantindo uma dieta nutricionalmente completa e adequada para o cultivo em diversos sistemas de criação.
No sistema “Aqua” de formulação, específico para peixes e desenvolvido após intenso processo de pesquisa, as matérias-primas são utilizadas de acordo com a biodisponibilidade de seus aminoácidos, fósforo e energia digestível para os peixes, ao invés de considerar as mesmas disponibilidades para aves e suínos. Esta característica propicia o melhor balanceamento da ração e evita os prejuízos causados pelas deficiências nutricionais que prejudicam o crescimento e a saúde dos peixes, elevando os custos de produção.
O nível protéico é o mais utilizado pelos criadores como fator de escolha das rações comerciais. No entanto, diversos estudos mostram que é a qualidade da proteína que deve ser considerada, e esta depende da sua digestibilidade e do equilíbrio de aminoácidos. Para o criador, a qualidade da ração deve ser avaliada através dos resultados de conversão alimentar na sua criação. Este é um parâmetro muito importante, que possibilita a escolha da melhor ração em termos de custo x benefício, e não pelo nível protéico mais elevado.
As rações Purina são enriquecidas com vitaminas protegidas, apresentam estabilidade na água e grande atratividade, proporcionando consumo adequado e o melhor aproveitamento de nutrientes pelos peixes, menor poluição dos tanques e ótima conversão alimentar.
O Programa para Peixes Tropicais da Purina inicia com a “Nutripeixes” para alevinos e os novos “Nutripescados”, todos extrusados, flutuantes, em três níveis nutricionais e diferentes tamanhos de partículas.
A Nutripeixe para alevinos (com 3mm de diâmetro), é recomendada para peixes com até 80g de peso. A Nutripescado 24 (com 7mm de diâmetro), é recomendada para fase de terminação e para alimentação de peixes em pesque-pagues. A Nutripescado 26 (com 7mm de diâmetro), é recomendada para crescimento e terminação em cultivos semi-intensivos em viveiros ou tanques. A Nutripescado 28 (com diâmetro de 4mm), para cultivos intensivos em viveiros, tanques-rede e também para reprodutores. Com os novos produtos, o criador beneficia-se da ração com as características nutricionais mais adequadas à fase de criação e ao sistema de cultivo que está utilizando.
Para trutas, a Purina possui a Nutrituta Inicial, para fase de alevinos e a Nutrituta Final, para crescimento e terminação, que confere um excelente desenvolvimento e coloração salmonada ao filé.
Para camarões Penaeus vannamei encontra-se disponível a MR-35, da fase juvenil até peso de comercialização, com excelentes resultados de produtividade no nordeste e sul do país. “A Purina inova sempre com moderna tecnologia e pesquisa avançada para levar ao campo os melhores produtos, sempre visando resultados de produtividade ao criador”, diz Vanice, um objetivo de quem tem mais de 100 anos de experiência em nutrição e saúde animal.