Arame de alta aderência para tanque rede garante maior durabilidade e produtividade
produz arame galvanizado PVC de Alta
Aderência ideal para o segmento de piscicultura
O correto manejo do tanque rede e a utilização de materiais apropriados são condições essenciais para garantir maior produtividade e lucro ao criador de peixes. Foi pensando nisso que a Belgo Bekaert Arames, empresa líder no mercado brasileiro de arames, desenvolveu um arame galvanizado plastificado ideal para a confecção de telas de alambrado de aplicação em tanques rede. Pioneiro no país e referência no mundo, o produto se diferencia pela alta resistência à corrosão e durabilidade. “Durante o processo de fabricação, o arame galvanizado recebe um revestimento especial, que, associado a uma liga de PVC com aditivos, que se funde e adere-se à superfície do arame, por uma perfeita interface, camada de zinco e campa plástica, o que leva à alta aderência”, explica Guilherme Vianna, da gerência de marketing da Belgo Bekaert Arames.
Segundo Vianna, a “plastificação aderente” permite a eliminação do espaço vazio existente entre a capa de revestimento e o arame, dificultando a penetração de umidade ou de qualquer agente agressivo ao longo do fio. “Por esse motivo, é um produto comprovadamente mais resistente à corrosão para a produção de telas para tanque rede, e de maior vida útil”, afirma.
Além da maior durabilidade, o arame plastificado galvanizado de alta aderência também se diferencia pelo aspecto visual. Quando comparado a um arame plastificado comum, apresenta uma superfície muito mais lisa, o que mantém a limpeza da tela do tanque por mais tempo.
Outra vantagem é a garantia que o produto foi inteiramente desenvolvido atendendo à norma 10118 da ABNT, para telas de simples torção, o que atesta não só a regularidade da malha, que não pode apresentar falhas no recebimento de PVC, mas também o cumprimento à legislação ambiental brasileira, uma grande preocupação da Belgo Bekaert Arames.
Há mais de 12 anos no segmento de piscicultura, fornecendo tanques, arames e telas, a Belgo Bekaert Arames iniciou a produção de tanques rede em janeiro de 1998, em Goiânia-GO, com um projeto de pesquisa técnica para a produção de tilápia, em parceria com a Embrapa local. Já em 1999, com o produto oficialmente lançado, a empresa passou a comercializar telas para reposição de tanques na região de Paulo Afonso-BA, iniciativa de sucesso e que consolidou a superioridade do arame de alta aderência no mercado nacional.
E as inovações não param por aí. Sempre em busca de opções que acompanhem e atendam as necessidades do piscicultor, a Belgo Bekaert Arames participa hoje de um projeto de pesquisa em parceria com o laboratório de aquacultura da escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); com a Itaipu Binacional; Universidade do Oeste do Paraná – Unidade de Toledo-PR; e com os centros de pesquisas Fishfarming, em Zwevegem, na Bélgica e em Shangai, na China. O objetivo é desenvolver novos materiais que tenham menor comatação e efeitos repelentes ao ataque do invasor mexilhão dourado, o que pode trazer mais avanços para o segmento. “Temos muito orgulho de desenvolver novas tecnologias junto a vários órgãos de pesquisa, fomento agrícola, universidades, colégios agrícolas e demais empresas brasileiras”, declara o gerente Guilherme Vianna. Ele lembra que a Belgo Bekaert Arames conta hoje, em todo o Brasil, com 75 clientes credenciados a produzir telas para a piscicultura, e cerca de dez clientes altamente especializados em fornecer todos os produtos para a criação e manejo de peixes em tanque rede. “Em todos esses pontos de venda os piscicultores podem encontrar fornecedores comprometidos com a garantia do bom atendimento, desenvolvimento de produtos de qualidade superior e respeito à legislação brasileira” conclui.