Informe Empresarial MeM: o grande diferencial para as fases iniciais do cultivo de camarão

INVIVO_EduardoYamashita
Por: Eduardo Yamashita 
Gerente de Produtos Aquacultura
Invivo Nutrição e Saúde Animal
e-mail: [email protected]

INVIVO_Daniel
Por: Daniel Arana Braidi
Customer Support Latin America
Bernaqua
Invivo Nutrição e Saúde Animal
e-mail: [email protected]


 

O uso dos berçários tem oferecido muitos benefícios para o desenvolvimento da carcinicultura global, e tem como objetivo aumentar a produtividade e números de ciclos de cultivos dentro deste segmento. As instalações podem ser utilizadas como um centro de controle, quarentena ou estoque de animais, prevenindo-se de doenças por isolar animais de áreas afetadas evitando perdas financeiras.

A Bernaqua, uma marca internacional do grupo InVivo Nutrição e Saúde Animal, focada em inovação em biotecnologia nutricional para aquacultura, traz novas soluções para o mercado das fases iniciais para o cultivo de camarão e peixes. O departamento de pesquisa da InVivo NSA está sempre em constante desenvolvimento em busca de novas tecnologias, apoiado graças à sua vasta experiência em 17 instalações produtivas na França, Brasil, Indonésia, México, Índia e outros, além de suas instalações de pesquisa na Ásia e América. Com um portfólio único, com dietas microencapsuladas, enriquecedores, microparticulados, algas liofilizadas, dietas líquidas e probióticos definem-se novas tendências para o mercado mundial de aquacultura. Uma dessas inovações é o MeM.

O MeM é produzido a partir da microextrusão, seguido de marumerização, que é o processo de formatação da partícula. O objetivo dessa inovação tecnológica é assegurar a total estabilidade em água dos nutrientes presentes nos alimentos. Estes, por sua vez, são produzidos com uma alta quantidade de proteína animal, tais como farinhas de peixes marinhos super premium, e a não utilização de aglutinantes artificiais, o que leva a uma alta palatibilidade e integridade nutricional por mais tempo na água.
Com a utilização do MeM é possível contar com uma melhor transição e adaptação das mesmas do laboratório para a fazenda. As pós-larvas alimentadas com MeM estarão completamente nutridas em melhores condições fisiológicas para suportar os desafios dos manejos.

A otimização e a qualidade da água é outro ponto importante em destaque. Pelo processo de produção inovador do MeM é garantido uma estabilidade em água e menor lixiviação de seus nutrientes. Dessa forma oferecemos um controle ambiental dos viveiros e da água mais seguro, permitindo a utilização e consumo das rações iniciais eficientemente. Maiores desempenhos produtivos, digestibilidade, atratividade, um controle mais rígido de biossegurança e sobrevivência dos animais são os focos e o diferencial do produto.

Diferenciais do MeM:

– Nutrição completa para sistemas em condições superintensivas;
– Protege contra perdas físicas e químicas de nutrientes na água por lixiviação;
– Preserva a palatabilidade e características nutricionais por mais de 12 horas;
– Não contém aglutinantes químicos.

O produto oferece um teor de PB mínimo de 56%, com alto valor biológico, atratividade e digestibilidade. O extrato etéreo, ácidos graxos poli-insaturados w3, DHA e EPA com níveis mais elevados permitem uma maior relação entre energia total e digestível.

Esses fatores são primordiais para a condição fisiológica dos animais dentro dos processos de aclimatação e transição de um laboratório para uma fazenda, já que as condições são desafiadoras e é preciso garantir a segurança ambiental e nutricional durante todo o processo.

Produzido em diversos tamanhos de 200-300, 300-500 e 500-80, o produto oferece uma amplitude de partículas para larvas de 3,0 até 200 miligramas, com uma distribuição bastante homogênea e que se ajusta às realidades do cultivo.

Tabela 1: Composição e nutrientes MeM

Tabela 1: Composição e nutrientes MeMEXPERIMENTO DE LIXIVIAÇÃO NUTRIENTES

O objetivo do experimento abaixo é visualizar a maior eficiência e proteção contra perdas físicas e químicas de nutrientes na água por lixiviação do produto MeM, comparado com um produto concorrente.
Com apenas um minuto, após entrar em contato com a água, a lixiviação dos nutrientes, assim como a integridade da partícula, dispersou-se rapidamente no produto da concorrência. Considerando-se um berçário com uma biomassa grande de larvas que precisam ser alimentadas frequentemente a cada duas horas, não há dúvidas de que a qualidade da água vai interferir no melhor desenvolvimento, performance e sobrevivência do animal.

Imagem 1 - 1 minuto
Imagem 1 – 1 minuto
Imagem 2 - 3 minutos
Imagem 2 – 3 minutos
Imagem 3 - 5 minutos
Imagem 3 – 5 minutos
Imagem 4 - 10 minutos
Imagem 4 – 10 minutos

Imagens de 1 a 4: Prova rápida de lixiviação de 1, 3, 5 e 10 minutos de um produto X comparado
com o MeM (tamanhos similares). Resultado: observamos uma melhor qualidade da água do produto
MeM (A= MeM; B= Produto da concorrência)

Nas imagens de 1 a 4, é possível observar as diferenças do processo de lixiviação do concorrente e do produto MeM da Benaqua.

Concluímos que os fatores de estabilidade em água, lixiviação de nutrientes e integridade das partículas foram muito mais eficientes no produto MeM do que no produto concorrente. Consequentemente, teremos melhores desempenhos zootécnicos, biossegurança e menores impactos ambientais em sistemas de berçários de camarão.

MeM: um produto Bernaqua que aplica a mais avançada tecnologia da ciência nutricional no processo e no produto.
Site: www.bernaqua.com