Informe Empresarial | Uso de beta-glucanos purificados e mananoligossacarídeos em peixes tropicais

alternativas naturais para um incremento na produção

Por: Fábio Zanuzzo e Fernando Roberti, Biorigin.
Contato: [email protected]

A produção de pescados, principalmente da tilápia, vem ganhando cada vez mais importância no mercado de proteínas e no segmento da nutrição animal. O fortalecimento desta cadeia produtiva tem modificado a vida de muitas pessoas e transformado a produção de peixes em uma atividade cada vez mais tecnificada. Dentro deste contexto, a preocupação com a nutrição e com a sanidade tem sido alvo de grande interesse dos produtores.

A Biorigin, como empresa inovadora em produtos naturais, possui em seu portfólio aditivos funcionais que otimizam a produção, gerando aumento da produtividade do setor.

O MacroGard®, composto por beta-glucanos purificados, é um imunomodulador que fortalece as defesas naturais e reduz o aparecimento de doenças. O mecanismo de ação está relacionado a ativação dos leucócitos (glóbulos brancos) por estes compostos, o que leva a um fortalecimento do sistema imunológico. Para que este processo ocorra, é fundamental que os beta-glucanos sejam purificados (concentração ≥ 60%) e estejam altamente expostos – no mercado brasileiro, o MacroGard® é o único produto que possui estas características. Como resultado, peixes suplementados com beta-glucanos apresentam maior capacidade de combater patógenos naturalmente presentes no meio-ambiente (bactérias, vírus), maior capacidade de se recuperar do estresse (pois se tornam mais sensíveis após manejo e transporte, similar ao que acontece com seres humanos durante períodos estressantes) e uma melhor resposta a vacinação (contra Streptococcus por exemplo, que vem sendo cada vez mais aplicada comercialmente). Todos estes benefícios resultam em um melhor quadro geral de saúde e melhor desempenho.

Ganho de peso de tilápias após 30 dias de suplementação com MacroGard
Ganho de peso de tilápias após 30 dias de suplementação com MacroGard

Em estudo realizado pela Profa. Dra. Fabiana Pilarski da UNESP Jaboticabal, o MacroGard® foi incorporado a ração extrusada na dose de 0,1% (1 kg/ton), que foi administrada a tilápias durante 30 dias. Os resultados demostraram que a suplementação levou a um aumento de 50% no ganho de peso e a um aumento de 31,50% na sobrevivência após desafio com a bactéria Streptococcus agalactiae. Os benefícios dos beta-glucanos já são amplamente conhecidos mundialmente, com um uso bastante sólido em grandes produtores de pescado, como a Noruega e o Chile, onde o uso de antibióticos tem sido cada vez mais restrito. No Brasil, com a intensificação e maior tecnificação da produção, o emprego destes compostos assume um papel chave para que o máximo retorno seja obtido.

Inserido no conceito de alternativas naturais, os prebióticos também se destacam e seus benefícios vêm sendo comprovados em uma grande variedade de espécies aquáticas. Os prebióticos são componentes alimentares não digestíveis que promovem o crescimento de bactérias benéficas (Lactobacillus e Bifidobacterium) e inibem o crescimento de patógenos no intestino. Considerando os derivados da parede celular da levedura Saccharomyces cerevisiae, os mananoligossacarídeos (MOS) têm sido amplamente utilizados na nutrição animal e especialmente na aquicultura.

Estudos demonstram que o ActiveMOS, composto por MOS, é capaz de alterar beneficamente a microbiota intestinal em tilápias, resultando em uma queda no pH e a uma maior produção de ácidos graxos de cadeia curta e muco. Desta forma, é obtido um ambiente intestinal mais saudável, com a presença de uma barreira protetora na mucosa, e estes benefícios refletem na maior absorção de proteínas (principalmente devido a mudança no pH) e melhor desempenho (maior taxa de crescimento e melhor conversão alimentar).

A utilização de produtos naturais e funcionais vem crescendo constantemente, e vai de encontro com a tendência de se produzir pescados de uma forma cada vez mais rentável e sustentável. Com investimentos crescentes em pesquisa e desenvolvimento e alinhamento com o mercado, a Biorigin se encarrega de trazer aos produtores estas opções de produtos.