Informe Publicitário – Agropeixe e Carrefour_edição 57

A aqüicultura conquista as grandes cadeias de supermercados.


Um acordo comercial entre a empresa sul-mato-grossense Agropeixe Ltda. e o Carrefour Brasil foi firmado no último dia 10 de fevereiro para o fornecimento mensal de 10 toneladas de pintado que serão comercializados pela rede francesa nos supermercados da Grande São Paulo e na loja de Campo Grande/MS. Com o acordo, a Agropeixe que é líder no setor de produção de peixes nativos da América do Sul, passou a colocar seu produto nos supermercados com marca própria e com o selo da “Garantia de Origem Carrefour”, que oferece ao consumidor a certeza de um produto de excelentes qualidades. A parceria entre as empresas poderá ser ainda ampliada e a expectativa de ambas é de que até outubro deste ano o comércio de pintado possa ser de aproximadamente 50 mil quilos/mês.

João Lorena Campos, diretor da Agropeixe acompanha Gabriel Binetti na visita ao setor de peixes do Carrefour onde estão comercializando os pintados da empresa
João Lorena Campos, diretor da Agropeixe acompanha Gabriel Binetti na visita ao setor de peixes do Carrefour onde estão comercializando os pintados da empresa

Com este acordo comercial, a empresa sul-mato-grossense colocará seu produto dentro dos supermercados com a marca “Seleto”.

 O acordo de fornecimento exclusivo determina que o peixe chegue ao Carrefour de São Paulo ainda vivo. Após a cerimônia de assinatura do acordo, em que estavam presentes os diretores franceses do Carrefour Gabriel Binetti e Charles Chevallier, sete executivos brasileiros, além de Jaime André Brum e João Lorena Campos representando a Agropeixe, os empresários visitaram uma das fazendas da Agropeixe, onde acompanharam todo o processo de captura do pintado e seu acondicionamento vivo para embarque e comercialização.

Frigorífico e Fábrica

Com a expectativa de aumento de demanda, a Agropeixe já com 95 hectares de tanques de terra em funcionamento, estará investindo até o final deste ano cerca de R$ 1 milhão, de forma a ampliar esta área para 180 hectares. Como o projeto é ambicioso, a projeção para 2002 é de que a área de lâmina d’água atinja 340 hectares, sendo 115 ha de produção própria e o restante em três parcerias com produtores locais. Para viabilizar a comercialização do aumento da produção de peixes a Agropeixe iniciará ainda este ano a construção de um frigorífico, também em Itaporã, com capacidade de processar cerca de sete toneladas de peixe/dia cujo investimento será da ordem de R$ 800 mil. O projeto da Agropeixe prevê também, a partir do ano que vem, a construção de uma fábrica de ração extrusada para atender à demanda da produção local, contribuindo para aredução dos custos de produção, maior controle de qualidade e melhor logística.

Os pintados são transportados vivos até o Carrefour e abatidos no supermercado
Os pintados são transportados vivos até o Carrefour e abatidos no supermercado

Qualidade e Preservação

O sucesso da Agropeixe, segundo Jaime Brum e João Campos, se deve também a tecnologia de ponta utilizada no empreendimento. Seu objetivo é a produção do pintado em escala industrial, visando atender às necessidades do mercado quanto à qualidade, constância no fornecimento e preço dos produtos. O pintado passa por um processo rigoroso até chegar ao consumidor. Desde o início, em 1996, a Agropeixe investe em tecnologia e pesquisa e isso se deve aos contatos com empresas japonesas e americanas, que para comprar o produto, exigem padrões de qualidade altos. A Agropeixe, a primeira do setor a receber o selo “Garantia de Origem Carrefour”, não utiliza em sua produção nada que possa interferir negativamente no meio ambiente e tem a constante preocupação de preservar a fauna e flora, o que de acordo com Gabriel Binetti é uma das condições para que tenha recebido este título. No supermercado o peixe vai ser identificado pela marca “Seleto”, onde o consumidor poderá constatar a data em que o peixe foi abatido. A marca “Seleto” cuja identificação estará afixada no produto na forma de um anel garantirá ao consumidor a qualidade não só da procedência, mas de todo o processo de produção do peixe.