A aqüicultura conquista as grandes cadeias de supermercados.
Um acordo comercial entre a empresa sul-mato-grossense Agropeixe Ltda. e o Carrefour Brasil foi firmado no último dia 10 de fevereiro para o fornecimento mensal de 10 toneladas de pintado que serão comercializados pela rede francesa nos supermercados da Grande São Paulo e na loja de Campo Grande/MS. Com o acordo, a Agropeixe que é líder no setor de produção de peixes nativos da América do Sul, passou a colocar seu produto nos supermercados com marca própria e com o selo da “Garantia de Origem Carrefour”, que oferece ao consumidor a certeza de um produto de excelentes qualidades. A parceria entre as empresas poderá ser ainda ampliada e a expectativa de ambas é de que até outubro deste ano o comércio de pintado possa ser de aproximadamente 50 mil quilos/mês.
Com este acordo comercial, a empresa sul-mato-grossense colocará seu produto dentro dos supermercados com a marca “Seleto”.
O acordo de fornecimento exclusivo determina que o peixe chegue ao Carrefour de São Paulo ainda vivo. Após a cerimônia de assinatura do acordo, em que estavam presentes os diretores franceses do Carrefour Gabriel Binetti e Charles Chevallier, sete executivos brasileiros, além de Jaime André Brum e João Lorena Campos representando a Agropeixe, os empresários visitaram uma das fazendas da Agropeixe, onde acompanharam todo o processo de captura do pintado e seu acondicionamento vivo para embarque e comercialização.
Frigorífico e Fábrica
Com a expectativa de aumento de demanda, a Agropeixe já com 95 hectares de tanques de terra em funcionamento, estará investindo até o final deste ano cerca de R$ 1 milhão, de forma a ampliar esta área para 180 hectares. Como o projeto é ambicioso, a projeção para 2002 é de que a área de lâmina d’água atinja 340 hectares, sendo 115 ha de produção própria e o restante em três parcerias com produtores locais. Para viabilizar a comercialização do aumento da produção de peixes a Agropeixe iniciará ainda este ano a construção de um frigorífico, também em Itaporã, com capacidade de processar cerca de sete toneladas de peixe/dia cujo investimento será da ordem de R$ 800 mil. O projeto da Agropeixe prevê também, a partir do ano que vem, a construção de uma fábrica de ração extrusada para atender à demanda da produção local, contribuindo para aredução dos custos de produção, maior controle de qualidade e melhor logística.
Qualidade e Preservação
O sucesso da Agropeixe, segundo Jaime Brum e João Campos, se deve também a tecnologia de ponta utilizada no empreendimento. Seu objetivo é a produção do pintado em escala industrial, visando atender às necessidades do mercado quanto à qualidade, constância no fornecimento e preço dos produtos. O pintado passa por um processo rigoroso até chegar ao consumidor. Desde o início, em 1996, a Agropeixe investe em tecnologia e pesquisa e isso se deve aos contatos com empresas japonesas e americanas, que para comprar o produto, exigem padrões de qualidade altos. A Agropeixe, a primeira do setor a receber o selo “Garantia de Origem Carrefour”, não utiliza em sua produção nada que possa interferir negativamente no meio ambiente e tem a constante preocupação de preservar a fauna e flora, o que de acordo com Gabriel Binetti é uma das condições para que tenha recebido este título. No supermercado o peixe vai ser identificado pela marca “Seleto”, onde o consumidor poderá constatar a data em que o peixe foi abatido. A marca “Seleto” cuja identificação estará afixada no produto na forma de um anel garantirá ao consumidor a qualidade não só da procedência, mas de todo o processo de produção do peixe.