Laços Estreitos Ligam Auburn ao Brasil

Além dos cursos regulares de graduação, mestra do e doutorado, a Auburn University – Alabama – USA, oferece ainda um curso especial de treinamento, o Aquaculture TrainingProgram, que acontece anualmente no Interna,tional Center for Aquaculture and Aquatic Environments. E uma excelente oportunidade para conhecer de perto a indústria do catfish e as pesquisas que a consolidaram.

A Auburn University conquista cada vez mais brasileiros a procura de especialização. Atualmente, sob a orientação do Dr. Len Lovshin, encontram-se 3 alunos da ESALQ/ USP de Piracicaba: Fernando Kubita – candidato a Ph. D., atualmente desenvolvendo pesquisa com o largemouth bass, um peixe predador nativo; João Campos, candidato a M.Sc., trabalhou porumano na maior fazenda decatfish do Alabama e faz sua tese sobre as estratégias de gestão na economia desta fazenda; e Eduardo ano, candidato a M.Sc. que prosseguirá os estudos sobre largemouth bass iniciados por Fernando.

Débora Fracalossi, de Porto Alegre, é outra brasileira que acaba de concluir seu Ph.D. na Auburn University. Atualmente está em Washington D.C. com o Smithsonian Institute estudando a nutrição de tambaquis.

O próximo curso acontecerá de 16 de março a 13 de julho de 1995 (16 semanas). Serão palestras, experiências práticas e visitas a estações de piscicultura. Será dada ênfase ao cultivo de tilápia, carpa comum e carpas chinesas em viveiros de terra.

O público alvo são técnicos em pesca e aqüicultura, extensionistas, agentes de órgãos do governo e da iniciativa privada, particularmente dirigido aos participantes internacionais. As inscrições terminam oficialmente dia 15 de janeiro de 1995.

A matrícula é de US$ 6.000 acrescidos de US$ 2.900 para as despesas de alimentação e moradia nos EUA. Informações com Dr. William Deutsch, Swittgle HaIl, Fisheries Dept., Auburn University, AL 36849-5419 USA, Tel: (205) 844-4786; Fax: (205) 844-9208: E-mail: [email protected].