Lançamentos Editoriais – Edição 94

LivroManual
Série Cartilha Rural Manual Prático em Piscicultura – 2a Edição

O sucesso da primeira edição desse manual incentivou o Engenheiro de Pesca Celso Carlos Fernandes Duarte a reeditar a cartilha. O livreto é o resultado de um trabalho de parceria entre o Sebrae/PB, Empasa e Projeto Cooperar, destinado aos novos e atuais empreendedores na criação de peixes. É um instrumento didático simples e de orientação prática para os pequenos produtores que fazem parte de projetos nos diversos territórios paraibanos e para todos os interessados em ingressar na atividade.

O conteúdo enfoca os aspectos práticos iniciais da piscicultura, baseados em experiências vivenciadas e bem sucedidas. As ilustrações servem para orientar os novos piscicultores sobre os procedimentos mais adequados na criação de peixes em propriedades rurais familiares e associações.

Os exemplares do manual podem ser solicitados ao Sebrae/PB pelo fone: (83) 3128-1000 ou fax (83) 3218-1111.


LivroAquifero
Aqüífero Guarani
A verdadeira Integração dos Países do Mercosul

O livro foi elaborado pelo Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais (GIA) com apoio da Fundação Roberto Marinho. O GIA começou a ser estruturado na Universidade Federal do Paraná em 1997 e, atualmente, é composto por profissionais das mais variadas áreas de atuação, como oceanólogos, biólogos, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, farmacêuticos e zootecnistas. A obra “Aqüífero Guarani” coloca informações significativas sobre volumes e distribuição de água no planeta, disponibilidade de água por país, região e per capta. Mostra também os índices pluviométricos e volumes dos recursos hídricos renováveis. A distribuição e a disponibilidade hídrica social no Brasil são tratadas com bastante detalhe, bem como o Aqüífero Guarani, com suas características, volume, distribuição geográfica e usos múltiplos, promovendo uma descrição detalhada e bem objetiva deste importante recurso natural para os países do Mercosul e especialmente para o Brasil. O Aqüífero Guarani é um dos maiores do mundo, possuindo uma área de 1,2 milhões de km2 e um volume estimado de 46 mil quilômetros cúbicos de água, superior a toda a água contida nos rios e lagos do planeta, concentrando uma população aproximada de 29,9 milhões de habitantes. O livro descreve os impactos do uso do Aqüífero e trata de sua preservação e qualidade da água. Finalmente, aborda também a sua importância econômica e influência no desenvolvimento socioeconômico da área em que se distribui. Apresenta ainda, um conjunto de recomendações para a gestão e preservação deste recurso natural, com especial enfoque para a qualidade e quantidade de água. Acompanha a publicação um mapa esquemático do aqüífero. “Aqüífero Guarani: a verdadeira Integração dos Países do Mercosul” foi escrito por Nadia Rita Boscardin Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani Francisco da Rosa Filho. O livro pode ser adquirido pelo site www.oaquiferoguarani.com.br


LivroCepta
CEPTA 25 ANOS – MEMÓRIA

Para celebrar os 25 anos de atuação na geração de tecnologias aplicáveis à aqüicultura nacional, o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros Continentais – Cepta lançou o livro “Memórias – Cepta 25 anos”.

O Cepta é vinculado à Diretoria de Fauna e Pesca do Ibama. Como um centro especializado, tem por finalidade a execução de ações voltadas para os estudos pesqueiros continentais, com abrangência nacional. No enfoque de sua missão, dedica-se às pesquisas multidiciplinares e atividades voltadas para o ensino que visem a difusão dos conhecimentos técnicos e procedimentos de manejo por ele desenvolvidos. O Cepta conta com o esforço de uma ampla equipe para divulgar os resultados de suas pesquisas através de cursos, encontros, workshops por ele promovidos. Este importante centro que já habilitou mais de 2000 técnicos tem grande parte de sua produção científica publicada no seu Boletim Técnico. Sua biblioteca é considerada como a mais completa biblioteca em aqüicultura da América Latina.

Nesse livro estão retratadas as inúmeras ações desse importante Centro no decorrer de 25 anos, comprovando porque a instituição ao longo desse tempo se firmou no propósito de aperfeiçoar e difundir os conhecimentos científicos voltados para o cultivo de organismos aquáticos, com ênfase na piscicultura. Em suas páginas constam os participantes dos primeiros cursos, temas de worshops, projetos de pesquisa realizados, a relação dos trabalhos publicados em seus boletins técnicos, as publicações editadas pelo centro, etc…

“Memórias – Cepta 25 anos” eterniza os momentos de dedicação daqueles que ajudaram a transformar essa instituição num reconhecido centro de referência. Informações sobre como solicitar o livro podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]