INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL NA AQUICULTURA
O ambiente de trabalho é o local onde o trabalhador desenvolve suas atividades e passa maior parte do seu tempo, considerando a duração do trabalho e as horas de deslocamento residência-local de trabalho-residência. Dessa forma, esse ambiente requer uma especial atenção, uma vez que possui diferentes fatores que influenciam na qualidade de vida, saúde e segurança do trabalhador. Nesse sentido, a publicação “INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL NA AQUICULTURA” vem preencher uma lacuna no que diz respeito a bibliografias de saúde e segurança ocupacional na Aquicultura, uma área que vem avançando muito rapidamente no Brasil e no mundo.
Através de uma leitura fácil, prática e objetiva a obra de autoria de Lissandra Souto Cavalli; Flavielle Blanco Marques; Giovani Nícolas Bettoni; Bruno Tavares; Benito Guimaraes de Brito; Kelly Cristina Tagliari de Brito; Richard Souto Cavalli e, Maria Helena Fermino apresenta uma abordagem da temática aplicada à aquicultura, visando a prevenção de acidentes e proteção da vida do trabalhador.
Com o objetivo de ampliar o debate sobre a segurança e a saúde do trabalhador na área da aquicultura, como forma de promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais o livro possibilita adquirir e ampliar o conhecimento na matéria para profissionais, estudantes e produtores.
Esta obra aborda os principais riscos e perigos encontrados nas atividades de aquicultura, como prevenir e medidas de controle que podem ser utilizadas, além de gerenciamentos de riscos e legislações pertinentes, e temas relacionados e complementares. “Todas as pessoas que trabalham na aquicultura precisam ter um conhecimento básico nas questões de saúde e segurança no trabalho; aos riscos que estão expostos, e saber como gerenciar e como proteger a si e sua equipe de trabalho” diz Lissandra Souto Cavalli.
Interessados em adquirir a publicação poderão acessar o site da Amazon em www.amazon.com
HISTÓRICO DO CUIDADO COM A SAÚDE DO CAMARÃO NO BRASIL
O e-book é fruto de mais de 22 anos de estudo das doenças do camarão. É um manual completo mostrando como a cadeia produtiva relacionada à criação de camarão no Brasil aprendeu a tratar desse tema de grande impacto econômico-financeiro.
Dividido em seis capítulos totalmente práticos, o guia mostra o passo a passo de como a estrutura física foi sendo erguida, a mão de obra foi sendo formada, o conhecimento foi sendo construído e, toda essa energia acadêmica e não acadêmica foi sendo apropriada pelo setor produtivo de forma simples, direta e eficiente.
Os temas abordados pelo autor foram: CAPÍTULO 1 – O setor produtivo se preocupa com o impacto econômico das enfermidades na carcinicultura mundial e no Brasil; CAPÍTULO 2 – O desafio da Universidade para criar um Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Camarão no Brasil; CAPÍTULO 3 – O desafio de aumentar a conexão da Universidade com o setor produtivo através do Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão (PSFCAMARÃO); CAPÍTULO 4 – O desafio de convivência com a Mancha Branca; CAPÍTULO 5 – O desafio de criar bases do PSFCAMARÃO para o apoio ao setor produtivo para convivência com a Mancha Branca na região leste do Ceará e CAPÍTULO 6 – Os desafios futuros da relação Universidade-Setor produtivo, através da experiência do PSFCAMARÃO para a convivência com as doenças na carcinicultura no Brasil.
Pedro Carlos Cunha Martins é professor universitário na área de Saúde da Carcinicultura, criador do Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão “PSFCAMARÃO”, pai da Ester, Artur e Cecília, e um entusiasta do ensino de Gereciamento da Saúde do Camarão. O professor propõe o uso de métodos e técnicas diferentes dos tradicionais, buscando sempre as formas de aprendizado mais efetivas possíveis para os alunos.
Para fazer o download gratuito do livro visite:
maisconhecimento.kpages.online/inscricaoebook_psf_face