Fazendo aquicultura como um negócio para pequenos e médios produtores
Manual de treinamento prático
Módulo 1: A dimensão técnica da aquicultura comercial
Módulo 2: A dimensão econômica da aquicultura comercial
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou um manual de treinamento sobre como fazer da aquicultura um bom negócio para pequenos e médios produtores. O manual é composto por dois módulos que explicam a dimensão técnica e a dimensão comercial da aquicultura. O público-alvo de ambos os módulos são formadores, educadores, extensionistas, e, principalmente, produtores de pequeno e médio porte. O objetivo do Módulo 1 “A dimensão técnica da aquicultura comercial” é aprimorar conhecimentos e capacidades para entender e aplicar os princípios técnicos básicos e conceitos de aquicultura comercial em suas atividades diárias. Nele estão apresentados os fatores que afetam a produtividade primária; capacidade de carga, taxa de crescimento e rendimento em água; os critérios gerais para classificar os sistemas de aquicultura; as principais características dos sistemas de cultivo. Também estão incluídos os conceitos de produção de alevinos, nutrição e alimentação, e práticas de despesca e pós-despesca entre outros temas de relevância para todos aqueles que se interessam pela piscicultura comercial. O Módulo 1 é de autoria de Ana Menezes, Nathanael Hishamunda, Leonard Lovshin e Elisabetta Martone e pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://www.fao.org/3/a-i7461e.pdf. O Módulo II “A dimensão econômica da aquicultura comercial” de autoria de Nathanael Hishamunda, Elisabetta Martone e Ana Menezes tem como objetivo informar sobre os principais conceitos econômicos e financeiros utilizados nas atividades diárias. Inclui definições dos princípios de sustentabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídica das empresas de aquicultura. Para download, acesse http://www.fao.org/3/a-i7798e.pdf
Manual do Empreendedor em Ciências do Mar
O empreendedorismo no Brasil tem se tornado foco crescente de interesse, o que resultou, nos últimos anos, em um grande número de artigos e publicações sobre o tema. Nesse sentido, o GT Empreendedorismo, foi criado com a participação e coordenação do Sebrae, para a elaboração de publicações que objetivam promover e disseminar a cultura empreendedora na área das Ciências do Mar. O livro “Manual do empreendedor em ciências do mar” de autoria de Roberto de Freitas Rocha, Carlos Alberto Seifert Junior e Luiz Carlos Krug oferece material de referência para estudantes que pretendam se envolver com o tema. Para tanto, tomaram como referência a experiência acumulada a partir de duas oficinas temáticas oferecidas em diversas cidades do país, e que atraíram estudantes e profissionais vinculados às ciências do mar. Na publicação, o interessado em empreender um negócio encontrará informações úteis, além de relatos de casos de sucesso. Em suas páginas são mencionadas questões relevantes para a tomada de decisão por parte do interessado em empreender, bem como orientações para a criação de uma empresa, assim como os principais aspectos da legislação em vigor, que preenchem uma lacuna que existia nas publicações relacionadas ao empreendedorismo. São sugeridas também áreas específicas do domínio das ciências do mar em que o futuro empreendedor poderá encontrar oportunidades de negócio, fontes de financiamento e de orientação adicional, às quais o empreendedor poderá recorrer em caso de dúvidas não contempladas no manual. Há capítulos sobre o perfil do empreendedor, o gerenciamento costeiro e as diversas oportunidades de negócios na área de Ciência do mar, entre outros temas. Todos os conceitos são apresentados de forma didática o que faz do livro uma leitura indispensável aos atuais e futuros empreendedores. Mais informações sobre a publicação podem ser adquiridas na Editora Textos, fone (53) 99143-8460.
Manual Básico de Piscicultura
Embora a piscicultura de alta tecnologia seja recente no Estado do Paraná, a atividade vem desempenhando importante papel no desenvolvimento do campo e das cidades, não só pelo valor nutricional, mas também na geração de renda e emprego, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Neste sentido, o Governo do Estado vem apoiando a cadeia produtiva de peixes, sendo este manual técnico mais um exemplo desse compromisso com o setor. O Manual Básico de Piscicultura é produto da dedicação de um corpo técnico da área de piscicultura do Instituto EMATER, cuja experiência de campo transformada em material de consulta básica para produtores, muito contribui na consolidação da cadeia produtiva de proteína de qualidade no Estado do Paraná. De autoria de Luiz Danilo Muehlmann, Cesar A. Zilliotto, Gelson Hein, Luiz Eduardo G. de Sá Barreto, Miguel Cesar Antonucci e Adair Rech a publicação contém informações técnicas, legais e ambientais que auxiliam o piscicultor na rotina de um empreendimento, pois enfoca de forma bastante prática todos os aspectos fundamentais para a produção de peixes em viveiros de terra, desde a construção e preparo dos viveiros, o manejo da qualidade da água, manejo da criação até a despesca, os registros e avaliação dos indicadores técnicos e econômicos da atividade. Apresenta ainda os fundamentos e os avanços da aquicultura como mercado em expansão, e que se configura como uma ótima alternativa de alimento protéico. O Instituto EMATER disponibiliza a publicação aos interessados, bastando para isso fazer a solicitação através do e-mail [email protected] ou pelo fone (41) 3250-2166 e assumir o pagamento das despesas de correio.