Lançamentos Editoriais – Edição 127

Produção de Organismos Aquáticos: Uma Visão Geral no Brasil e no Mundo

Lancamentos125.asp

Os autores Nelson Mauricio Lopera-Barrero, Ricardo Pereira Ribeiro, Jayme Aparecido Povh, Lauro Daniel Vargas Mendes e Angela Rocio Poveda-Parra escreveram “Produção de Organismos Aquáticos – Uma Visão Geral no Brasil e no Mundo”, com o objetivo de contribuírem para o desenvolvimento sustentável da aquicultura. Para isso, foram escolhidos importantes temas relacionados com a aquicultura mundial e brasileira, devido à sua importância na segurança alimentar e na geração de empregos diretos e indiretos no Brasil. O livro publicado pela Editora Agrolivros possui 317 páginas, ilustradas com desenhos e tabelas. “Produção de Organismos Aquáticos – Uma Visão Geral no Brasil e no Mundo” foi dividido em 8 capítulos, resumidos em:
Capítulo 1 – A aquicultura no mundo;
Capítulo 2 – O Brasil na produção aquícola mundial;
Capítulo 3 – As principais espécies produzidas no Brasil;
Capítulo 4 – A situação das indústrias e da produção de rações para organismos aquáticos no Brasil;
Capítulo 5 – Situação da pesquisa em aquicultura no Brasil;
Capítulo 6 – Dificuldades e prioridades da aquicultura no Brasil;
Capítulo 7 – Visão da aquicultura no Brasil ;
Capítulo 8 – Perspectivas da aquicultura no Brasil.
Informações de como adquirir a publicação pelo fonefax: (51) 3403-1155 ou e-mail: [email protected]


Manual Técnico: Piscicultura

Manual Técnico: Piscicultura

O Manual de Piscicultura é fruto de parceria entre a APTA Regional e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ambas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O manual foi um dos principais resultados do curso de capacitação e atualização para “Criação de peixes em viveiros escavados e tanques-rede”, realizado em setembro/novembro de 2010 em Assis, como resultado da parceria APTA Regional – CATI. Parceria “há muito tempo almejada”, como definem os pesquisadores Daercy Mª M. de Rezende Ayroza e Luiz Marques da Silva Ayroza, do Pólo Médio Paranapanema. Os autores acreditam que “A transferência de conhecimento científico e tecnológico para o agronegócio é um processo dinâmico, que tem início na geração da informação e torna-se efetivo com a adoção desse conhecimento pelo produtor rural.” Por isso, o livro atende à produtores rurais interessados no tema, tanto aqueles que já estão na atividade, como os que desejam receber orientação sobre as possibilidades da piscicultura como opção de negócio. Foram abordados os temas: A Piscicultura no Estado de São Paulo – Sistema e Criação; Regularização de Projetos Aquícolas em Águas Continentais; Qualidade da água para fins de piscicultura; Prevenção e controle de enfermidades; Enfermidades e peixes; Nutrição e alimentação de peixes; Boas práticas de manejo (BPM) aplicadas à qualidade da água da aquicultura em viveiros e tanques-rede instalados em reservatórios; Instrumentos para análise da competitividade na piscicultura, e Processamento e aproveitamento integral de tilápias.

O preço do Manual Técnico de Piscicultura é R$ 25,00. Para adquiri-lo deve-se fazer o pagamento em cheque nominal e cruzado ao FACATI. Enviar para Caixa Postal 960 – CEP 13001-970 – Campinas (SP) ou fazer depósito no Banco do Brasil, agência 4203-x, conta corrente 66-3, CNPJ 46.384.400-0002-20. Enviar comprovante via fax para (19) 3743-3858 ou pelo e-mail [email protected]. Não será cobrada taxa de envio da mercadoria pelo correio.