Lançamentos Editoriais – Edição 151

Aquicultura no Brasil
Novas perspectivas


Os fatores que influenciam positivamente no cultivo de organismos aquáticos são os temas abordados na obra organizada pelo pesquisador Marcos Tavares, da Embrapa Amapá, e pelo professor da Universidade Federal do Tocantins, Wagner dos Santos Mariano. Composta por dois volumes, com 35 capítulos, a obra é apresentada pelos autores como uma contribuição de diversos pesquisadores brasileiros de várias instituições de ensino e pesquisa que se dedicam ao tema. Dessa forma, aglutina informações recentes sobre organismos aquáticos cultiváveis, abrangendo desde a produção, reprodução, sanidade, ecologia e biologia, tecnologia de pescados, entre outros. O volume 1 apresenta capítulos sobre os diferentes aspectos biológicos, fisiológicos e sanitários de organismos aquáticos e, o volume 2, apresenta informações sobre produção e reprodução de organismos aquáticos. Os livros foram publicados pela Editora Pedro e João (São Carlos, SP) e financiados pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de projeto coordenado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Piscicultura e Aquicultura Familiar do Tocantins, vinculado à Universidade Federal do Tocantins e Embrapa. Os leitores interessados nas publicações podem solicitar os dois volumes gratuitamente, através dos e-mails dos autores Marcos Tavares ([email protected]) e Wagner Mariano ([email protected]). Outras informações podem ser adquiridas no Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Amapá (96) 4009-9587 e (96) 98137-7559.


Zoonoses humanas transmissíveis por peixes no Brasil


Zoonoses

Pesquisadores da Unicesumar ligados ao mestrado em Promoção da Saúde estão lançando o livro “Zoonoses humanas transmissíveis por peixes no Brasil”, no qual fazem um alerta sobre os cuidados necessários para evitar que o consumo de peixe cru cause doenças sérias ao homem. A obra é organizada pelos professores doutores Gilberto Cezar Pavanelli, Mirian Ueda Yamaguchi, Ricardo Massato Takemoto (Nupelia-UEM) e Jorge Costa Eiras, professor aposentado da Universidade do Porto (Portugal), e financiada pela Unicesumar. De maneira didática, a publicação traz as várias possibilidades de contaminação pelos parasitas dos pescados, modos de infecção, quadros clínicos, propostas de tratamento e também profilaxia para ingestão segura deste alimento.

O trabalho tem a participação, ainda, de estudantes de medicina e outros professores da instituição, que se debruçaram sobre as pesquisas. De acordo com o professor Gilberto Pavanelli, trata-se do primeiro livro lançado no Brasil tratando o tema. A professora Mirian Ueda disse que no Japão e outros países onde o consumo de peixe cru é alto, as verminoses já são suficientemente conhecidas e por isso há cuidado especial no consumo desse tipo de alimento. “Mas no Brasil, como esse hábito alimentar é mais recente, ainda faltam informações a respeito e por isso é importante a obra que organizamos”, afirmou.

A publicação tem como objetivo, também, auxiliar as autoridades sanitárias na definição de políticas públicas para o controle e prevenção dessas doenças em nosso país. “Os cuidados sanitários devem acontecer em toda cadeia produtiva, desde o local de criação, transporte, armazenagem, ao preparo final dos pratos”, observou Pavanelli.

Os organizadores afirmam que aparentemente, no Brasil, as doenças ainda não são muito frequentes, seja pelo baixo consumo de peixes pela população ou pela dificuldade em diagnosticá-las, já que a maioria dos profissionais da saúde não tem conhecimento sobre elas. Apesar do consumo relativamente baixo em relação a outros países, a introdução da cozinha oriental no ocidente tem feito com que cada vez mais pessoas adquiram o gosto pela utilização de pescado cru, motivo pelo qual os pesquisadores do mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar se preocuparam em organizar a obra. “Não queremos que as pessoas parem de consumir, pelo contrário, o peixe é importante na alimentação, e o que desejamos é levar informações para que tenhamos um consumo saudável desse produto em nosso país”, esclareceu o professor Gilberto Pavanelli.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o prof. Gilberto Pavanelli pelo e-mail: [email protected] ou telefone (44) 9972-4227. O livro custa R$ 50,00 com frete grátis.


Manual de piscicultura familiar em viveiros escavados


Manual_Piscicultura

A agricultura familiar vem ganhando destaque no cenário mundial em decorrência da sua importância socioeconômica e a Embrapa vem criando soluções tecnológicas para a produção e o desenvolvimento desse setor. Nesse contexto, foi desenvolvido o Projeto Fortalecimento da Piscicultura como Alternativa de Renda e Diversificação da Agricultura Familiar no Estado do Tocantins, o qual buscou construir estratégias de fortalecimento da piscicultura nos sistemas de produção familiar, com ações de pesquisa e transferência de tecnologia no oeste do estado. Quando iniciaram o trabalho com os piscicultores familiares, os pesquisadores perceberam que precisavam de meios didáticos que facilitassem a divulgação das informações básicas para que fosse possível começar uma criação em tanques escavados. Perceberam ainda que era preciso auxiliá-los quanto ao tamanho ideal de um viveiro escavado, sobre alimentação, lucros, etc.

Os interessados na piscicultura queriam aprender os cuidados que deveriam ter para que os peixes não adoecessem e perguntavam aos pesquisadores como saberiam se seu peixe estava crescendo. Questionavam ainda se valeria a pena trabalhar em comunidade. Estas e outras perguntas foram respondidas no “Manual de piscicultura familiar em viveiros escavados”, criado para reunir em uma só publicação as informações básicas sobre a produção de peixes. O livro é uma obra completa e de fácil compreensão de todos, uma vez que contou com a participação dos próprios produtores e sua percepção a respeito do tema, resultado da união entre pesquisa científica, transferência de tecnologia e extensão rural.

Os autores listados em ordem alfabética são Adriana Ferreira Lima; Adriano Prysthon da Silva; Ana Paula Oeda Rodrigues; Diego Neves de Souza; Giovani Taffarel Bergamin; Leandro Kanamaru Franco de Lima; Lucas Simon Torati; Manoel Xavier dos Santos; Patrícia Oliveira Maciel; Roberto Manolio Valladão Flores apostam que o “Manual de piscicultura familiar em viveiros escavados”, ajudará a inserir a piscicultura na vida de muitas famílias que vivem da terra, levando renda, manejo sustentável e alimento saudável ao homem do campo. Essa primeira edição possui 143 páginas ilustradas com fotos e tabelas e custa R$ 10,50 com desconto. Pode ser adquirido diretamente na livraria virtual do site da Embrapa (www.embrapa.br/livraria).