Lançamentos Editoriais – Edição 164

Censo da Carcinicultura do Litoral Norte do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes
Censo da Carcinicultura do Litoral Sul do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes

Censo da Carcinicultura do Litoral Sul do Estado do Ceará e Zonas Interioranas AdjacentesCenso da Carcinicultura do Litoral Sul do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes

Os dois volumes retratam a dimensão física, a produção e as características tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais com que se desenvolveu o cultivo do camarão marinho no Estado do Ceará, nos anos de 2015 e 2016. O trabalho é resultado da aplicação da metodologia universal de censos pelo setor técnico da ABCC, com o apoio logístico da ACCC. A realização do Censo da Carcinicultura do Litoral Norte do Ceará, em complemento ao Censo da Carcinicultura do Litoral Sul, a ABCC/ACCC conseguiu executar a importante missão de gerar informações sobre a situação da carcinicultura cearense, com uma radiografia derivada de informações obtidas diretamente das fontes produtoras. O Censo da Carcinicultura do Litoral Norte do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes e o da Carcinicultura do Litoral Sul do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes revela a cadeia produtiva do camarão cultivado no estado, cobrindo todos os seus elementos e atores produtivos, no tocante à parte física e aos mecanismos operacionais, incluindo sistema de produção e mão de obra operacional. A divulgação dessas privilegiadas informações pode orientar políticas públicas e investimentos estruturadores e privados, bem como empresas detentoras de tecnologias, instituições de ensino e sociedade em geral. É um importante instrumento para a estruturação e encaminhamento de ações e projetos setoriais que garantam a sustentabilidade operacional da expansão setorial da atividade, consolidando a atual situação e, ao mesmo tempo, despertando o interesse para atrair novos investimentos que ampliem o agronegócio do camarão cultivado no Ceará, diz Itamar de Paiva Rocha, Diretor-Presidente da ABCC.

As duas publicações estão disponibilizadas para download nos seguintes endereços eletrônicos: 

http://abccam.com.br/site/wp-content/uploads/2017/12/CENSO-DA-CARCINICULTURA-LITORAL-NORTE.pdf.
http://abccam.com.br/site/wp-content/uploads/2017/12/CENSO-DA-CARCINICULTURA-LITORAL-SUL.pdf


Cultivo de Mexilhões:  Sistema contínuo e mecanizado

Censo da Carcinicultura do Litoral Norte do Estado do Ceará e Zonas Interioranas Adjacentes

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou em dezembro a publicação “Cultivo de Mexilhões: Sistema contínuo e mecanizado”, com o intuito de difundir as informações tecnológicas sobre o sistema contínuo e mecanizado atualmente empregado nos principais países produtores de mexilhão. O sistema contínuo de cultivo envolve a semeadura e a colheita mecanizada, possibilitando elevada produtividade, uma necessidade para produtores de mexilhão brasileiros, cuja produção se encontra tecnologicamente defasada. A adoção desse sistema de cultivo representa a modernização, atualização tecnológica e aumento da competitividade, fundamentais para alavancar o setor na próxima década. Nesse sentido, o presente livro tem como objetivo apoiar produtores e técnicos que pretendam entender como selecionar locais apropriados e equipamentos adequados, além de dimensionar, implantar e gerenciar uma fazenda de mexilhões com o sistema contínuo e mecanizado de cultivo. De autoria do biólogo, mestre e Ph. D. em aquicultura Felipe Matarazzo Suplicy, o livro se apresenta com um texto claro e repleto de imagens e explicações detalhadas, baseadas na experiência de quem também já foi produtor, empresário e funcionário do Ministério da Pesca e Aquicultura e atualmente atua no setor de pesquisa e extensão de Santa Catarina por meio da Epagri. O autor faz uma compilação internacional de importantes informações, cumprindo a função de extensão com o repasse de uma tecnologia à produtores. O conteúdo do manual técnico certamente é um texto útil para todo o setor produtivo de moluscos, incluindo produtores e empresários da área de insumos e maquinários, bem como para a consulta e estudo de alunos e pesquisadores. A publicação Cultivo de Mexilhões: Sistema contínuo e mecanizado custa R$ 20,00.  Os interessados em adquirir o manual devem entrar em contato com o autor através do e-mail [email protected].