Lançamentos Editoriais – Edição 85

Catálogo ilustrado de peixes do alto rio Uruguai

Os peixes são importantes componentes dos ambientes aquáticos, e sua distribuição e ocorrência, no Brasil, são tão amplas quanto é rico o país em recursos hídricos. Dessa forma, faz-se necessário gerar conhecimento sobre as espécies de peixes que habitam uma região, de modo que seja possível produzir base científica para a proposição de ações de gerenciamento racional, e sustentável, dos recursos hídricos. O Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce, do Departamento de Aqüicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com a Tractebel Energia, produziram o Catálogo ilustrado de peixes do alto rio Uruguai, com o objetivo de apresentar as espécies encontradas nessa região, como forma de disseminar parte do conhecimento adquirido durante os estudos de monitoramento da fauna de peixes e de desenvolvimento de tecnologia de cultivo. Os autores, Evoy Zaniboni Filho, Samira Meurer, Oscar Akio Shibatta e Alex Pires de Oliveira Nuñer dividiram o catálogo em duas partes: na primeira foram agrupadas as espécies que, atualmente, não apresentam destaque na pesca profissional ou amadora e/ou na piscicultura, e na parte seguinte foram agrupadas as espécies nativas de peixes que apresentam destaque na pesca, ou potencial para o cultivo. O catálogo pode ser solicitado à Editora da UFSC pelo e-mail: [email protected] – ICQ 120870532 – Fones: (48) 331-9408 ou 331-9605 ou 331-9686 – Mais informações no site: www.editora.ufsc.br/. O preço do catálogo é R$ 30,00.

Boletim Técnico do CEPTA – Volume 15

O CEPTA – Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros Continentais lançou agora, embora ainda datado no ano de 2002, o seu volume 15, com cinco trabalhos publicados. São eles: 1- “Crescimento e sobrevivência de larvas de surubim-pintado Pseudoplatystoma coruscans, criadas com alimento vivo” (Fernandes, E.B., Senhorini, J.A. & Carneiro, D.J.); 2- “Crescimento, sobrevivência e preferência alimentar de larvas de matrinxã Brycon cephalus e de piracanjuba Brycon orbignyanus, em viveiros” (Senhorini, J.A., Gaspar, L.A., & Fransozo, A.); 3- “Benzocaína como anestésico para juvenis de matrinxã Brycon cephalus” (Inoue, L.A.K.A., Santos Neto, C. dos & Moraes, G.; 4- “Prevalência de parasitos do filo Myxozoa em pacu Piaractus mesopotamicus / Osteichthyes: Characidae em rios do Pantanal Mato-Grossense” (Adriano, E.A., Ceccarelli, P.S. & Cordeiro, N. da S.) e, 5- “Relação de nitrogênio e fósforo na microbacia do Córrego da Barrinha, em Pirassununga-SP” (Bufon, A.G.M., Tauk-Tornisielo, S.M. & Pião, C. S.). Os interessados devem enviar correspondência para o Cepta/Ibama, Caixa Postal 64 – Pirassununga – SP, CEP: 13630-970.

Microbiologia, Higiene e Qualidade do Pescado

A autora Regine Vieira tem mais de 25 anos de ensino no Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. Durante esses anos percebeu a falta de bibliografia sobre o assunto em língua portuguesa, e desta forma, motivou-se a escrever para alunos em graduação. O livro tem a preocupação de equilibrar os assuntos teóricos e práticos e torná-los acessíveis de compreensão, e é dividido em três partes: 1) Microbiologia do Pescado – higiene, conservação e controle de qualidade; 2) Microrganismos causadores de intoxicações e infecções alimentares vinculadas ao pescado; 3) Padrões microbiológicos brasileiros e testes bacteriológicos para o pescado. Os capítulos 1 a 15 abordam exclusivamente a parte teórica da microbiologia do pescado. A partir do capítulo 16, segue-se uma seqüência de procedimentos práticos para a avaliação sensorial e microbiológica do pescado, além de comentários sobre essas normas. Os testes microbiológicos são detalhados. Além das bactérias enfatizadas pela legislação brasileira, houve o cuidado de se acrescentar mais alguns testes e algumas outras espécies de bactérias que também são importantes na microbiologia do pescado. A publicação, que custa R$ 75,00, pode ser solicitada diretamente a Varela Editora e Livraria, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 222-8622.

Sanidade de Organismos Aquáticos

Maria José T. Ranzani-Paiva, Ricardo M. Takemoto e Maria de los Angeles P. Lizama, autores desta obra, são pesquisadores que se dedicam há muito tempo ao estudo de doenças de organismos aquáticos. Este livro compreende capítulos sobre microbiologia, parasitologia, patologia, imunologia, toxicologia e manejo sanitário em aqüicultura. Além de abordar questões relativas a tratamentos alternativos e controle de qualidade do pescado, contempla com informações úteis e atuais, não só os que já se dedicam ao estudo das patologias que ocorrem nos organismos aquáticos, como também os alunos que pretendem iniciar seus estudos e atividades profissionais nesta área. Segundo os autores da obra, o apoio da ABRAPOA – Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos foi fundamental, pois ela representa uma entidade que reúne todos os interessados no desenvolvimento da aqüicultura como um todo, tanto no Brasil como no Exterior. O livro pode ser adquirido através do site da editora www.varela.com.br ou pelo e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 222-8622.