Histórias de pescador
O livro escrito pelo Professor José Jarbas Studart Gurgel, reúne uma seleção de histórias cientificamente fundamentadas e contadas com humor e conclusões que somente um cientista poderia transmitir. Segundo o autor, a idéia de escrever esse livro lhe ocorreu quando ministrava aulas sobre Ciência Pesqueira e Limnologia no Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará – UFC, ocasião em que costumava contar fatos pitorescos da sua vida profissional exercida no DNOCS, ao longo de 35 anos de atividades técnicas e científicas no campo da pesca e da piscicultura. Muitas das histórias relatadas nesse livro foram vividas pelo próprio autor, sendo grande parte delas já de domínio público. São 35 casos, muitas vezes inusitados, como por exemplo, a história de número 20, intitulada “A odontologia na piscicultura”, que relata a extração dos dentes dos machos de tilápia de Zanzibar, Oreochromis hornorum. Técnicos do DNOCS tiveram a idéia de extrair todos os dentes do exemplar macho, depois de comprovada a sua grande agressividade durante o acasalamento para a produção dos híbridos, e que quase sempre resultava na morte da fêmea de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus. O livro pode ser solicitado ao autor no endereço: R. Visconde de Mauá, 1525 – Fortaleza, CE. Cep: 60.125-160.
Manuais de maricultura
A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República reeditou a série de apostilas técnicas de maricultura elaboradas pelo Programa Brasileiro de Intercâmbio em Maricultura (Brazilian Mariculture Linkage Program – BMLP). Estes manuais foram feitos para ajudar pessoas que querem iniciar uma produção de mexilhões, ostras ou algas, ou que já estão produzindo, mas que com alguma orientação podem melhorar seu negócio com a troca de informações e aprimorar seu trabalho. Estes manuais não têm a intenção de ensinar tudo, mas podem ajudar essas pessoas a acharem um melhor caminho. O objetivo desta reedição autorizada pelo Coordenador do BMLP, é o de tornar este material disponível para um número maior de maricultores, pescadores e extrativistas que podem encontrar nessa atividade, que é reconhecida mundialmente como geradora de emprego, renda e alimento, uma importante alternativa que tem contribuído para a fixação de comunidades tradicionais em seus locais de origem. Os três manuais podem ser solicitados gratuitamente à SEAP/PR através dos telefone (61) 3225-5105 ou pelo e-mail: comunicaçã[email protected]
Policultivo de jundiás e carpas: uma alternativa de produção para a piscicultura rio-grandense
A piscicultura é uma atividade que se adapta bem à realidade do sul do Brasil. A cadeia produtiva mais desenvolvida é a da carpa, tendo seu policultivo o modelo mais difundido. Objetivando a introdução de novas espécies com maior aceitação e valor econômico no policultivo de carpas, o Setor de Piscicultura da Universidade de Passo Fundo empreendeu uma série de pesquisas que culminaram com o lançamento desse livro. A obra foi organizada pelo professor Leonardo José Gil Barcellos com a participação de outros profissionais da piscicultura, como Leonardo Bolognesi, Silvia G. de Souza, Rosmari Quevedo, Luiz Carlos Kreutz, Irineo Fioreze e István Ittzés. “Policultivo de jundiás e carpas: uma alternativa de produção para a piscicultura rio-grandense” foi escrito em linguagem simples e de fácil compreensão para que seja acessível a todos aqueles que se dedicam à criação de peixes, uma atividade que ainda carece de material didático, principalmente no que se refere aos temas cultivo e patologia de peixes. A obra, dividida em sete capítulos, propõe um modelo alternativo de cultivo conjunto de quatro espécies de carpas tradicionalmente empregadas com o jundiá e a tilápia, abordando aspectos referentes aos princípios do sistema, à fisiologia das espécies, à qualidade da água, à construção das instalações e ao manejo geral, nutricional e sanitário do cultivo. O livro traz também algumas receitas culinárias elaboradas com as espécies integrantes do policultivo.
Custa R$ 25,00 e pode ser comprado através do site da Universidade de Passo Fundo no link: http://www.upf.br/editora/livro.php?cod=418.