Genética de Peixes é apresentada em cadernos editados pela USP trazem técnicas recentes aplicadas à piscicultura.
A USP coloca à disposição dos interessados os volumes 1, 2 e 3 dos Cadernos de Ictiogenética, editados sob a coordenação do prof. Silvio de Almeida Toledo Filho, com o objetivo de divulgar informações sobre a genética de peixes no Brasil. O Caderno 1, que resultou de uma pesquisa conjunta com a Estação de Piscicultura de Paraibuna-SP, pertencente à CESP se refere a sugestões de conservação genética dos peixes nativos destinados ao repovoamento. Os autores, além de citarem os problemas genéticos a que estão sujeitos os peixes usados nos reservatórios, discorrerem também sobre a piscicultura e, sugerem medidas de manejo e monitoramento, que possam minimizar os riscos a que os peixes estão expostos.
A pesquisa foi desenvolvida em conjunto pelo Laboratório de Genética de Peixes do Instituto de Biologia da USP e a Companhia Energética de São Paulo e visa contribuir para a conservação do potencial biológico de populações selvagens de peixes, cujo habitat tenha sido alterado, fazendo com que os animais corram riscos de redução ou mesmo extinção.
O Caderno 2 diz respeito às principais informações genéticas sobre o “tambacu”e o “paqui”, híbridos recíprocos entre o pacu Piaractus mesopotamicus e tambaqui Colossoma macropomum, obtidas em um projeto conjunto do CEPTA de Piressununga e da UNESP de Botucatu,. Esse programa de monitoramento genético tem avaliado os riscos genéticos potenciais dos híbridos sobre as populações selvagens e cultivadas das espécies parentais.
O Caderno 3 comenta as técnicas mais recentes de biotecnologias de manipulação cromossômica e reversão sexual aplicadas na piscicultura, tanto no mundo como no Brasil. O trabalho, baseado em projetos desenvolvidos em conjunto com diversas instituições de pesquisa, discute a produção de peixes triplóides, tetraplóides, haplóides, ginogenéticos e androgenéticos, para em seguida apresentar vários procedimentos para a obtenção de linhagens de neomachos, neofêmeas, supermachos e superfêmeas.
Para adquirir os cadernos, pode-se contatar o Laboratório de Genética de Peixes do Dep. De Biologia/genética do Instituto de Biociências da USP, Caixa Postal 11.461 São Paulo -SP CEP 05422-970 tel: (011) 818-7584, fax (011) 818-7553 ou e-mail: [email protected]
Editora da UFSC lança obra para o aqüicultor.
A Universidade Federal de Santa Catarina acaba de lançar o livro “Princípios químicos de qualidade da água em aqüicultura – Uma revisão para peixes e camarões” uma publicação destinada tanto ao estudante universitário de aqüicultura quanto ao aqüicultor que não possui maiores conhecimentos acadêmicos.
Com simplicidade na linguagem e profundidade no conteúdo, o autor Luis Vinatea Arana, professor e pesquisador do laboratório de camarões marinhos do Departamento de Aqüicultura da UFSC, procura definir palavras técnicas e aborda diversas situações através de exemplos, oferecendo uma compreensão exata e melhor elaborada do comportamento de fatores como o oxigênio e substâncias poluentes. Nesse aspecto, Vinatea destina um capítulo exclusivamente à poluição, procurando conscientizar os aqüicultores para que se tornem mais cautelosos com o uso dos recursos naturais. Igual importância foi dada a conceitos como a luz, temperatura, nutrientes, solos, fitoplâncton, cadeia alimentar e manejo de tanques.
O livro foi escrito sob a forma de revisão bibliográfica, possibilitando a localização dos autores por assunto apresentado, afim de que se tenha acesso fácil a fonte das informações citadas e desta forma possa se aprofundar em temas específicos. Substanciosas informações acerca da origem e fundamento químico da “qualidade da água” foram cuidadosamente apresentadas de maneira que o leitor não se sinta sem recursos teóricos no momento de estudar um determinado tema. A publicação com 166 páginas apresenta ainda, diversas ilustrações, fotos, gráficos e tabelas que auxiliam o entendimento.
Os interessados em adquirir o título poderão solicitá-lo à Editora da UFSC, Fone: (048) 331-9408 e Fax: (048) 331-9680