Lançamentos Editoriais – Edição 65

Criação de Colossoma e Piaractus no Brasil

Os trabalhos publicados no livro representam as opiniões dos pesquisadores que participaram da II Reunião do Grupo de Trabalho de Colossoma e Piaractus realizado em Pirassununga – SP, no ano de 1991. Os anais do encontro, só agora editados pelo IBAMA, foram publicados em 3 partes distintas: 1- conferências – onde é apresentada a perspectiva do desenvolvimento do cultivo de Colossoma e Piaractus na América Latina, taxonomia e estudos genéticos com tambaqui, pacu e seus híbridos recíprocos; 2- informes – onde estão alguns aspectos da aqüicultura interior na região Norte do Brasil com ênfase na criação do tambaqui e piraptinga; situação da criação no Nordeste brasileiro; no estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; nas regiões Sudeste e Sul; 3- Grupos de Trabalho – direcionados para a reprodução, larvicultura e genética; nutrição e alimentação artificial, manejo e prática de criação, bem como ictiopatologia. Os interessados no livro poderão solicitá-lo junto à biblioteca do CEPTA através do fone (19) 565-1299 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]. Preço: R$ 17,00.


Manual Prático em Piscicultura – Série Cartilha Rural.

2

A cartilha procura incentivar os produtores rurais paraibanos à prática da piscicultura em águas de açudes, viveiros e canais, como alternativa alimentar e de renda. O Nordeste é visto como uma região árida e sem água para a aqüicultura, porém, especialmente o Estado da Paraíba, sobressai-se com excelentes potências à prática da piscicultura, como o vale do rio Piranhas, eternizado a partir do açude de Coremas, que possui um volume d’água de 1.200.000.000 m3. Em pleno sertão, o rio Piranhas, possui uma vazão regularizada de 16 m2/seg. e uma extensão linear de 140 km, cujas áreas próximas às suas margens possuem potencial para implantação de até 2.000 hectares de viveiros. Numa linguagem simples, o Manual Prático em Piscicultura, conta um pouco da história da piscicultura na Paraíba, uma atividade que, apesar da seca, deu certo neste estado que apresenta ótima condição hídrica piscícola para o desenvolvimento de um pólo pesqueiro de águas interiores. Exemplares da publicação podem ser solicitados ao Sebrae/PB – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba – fone (83) 244-1510, fax: (83) 244-1338.


Manual on Hatchery production of Seabass and Gilthead Seabream – Volume 1 .

3

Este é o primeiro de dois volumes do manual, que foi escrito baseado na experiência Alessandro Moretti, Mario Pedini Fernandez-Criado, Giancarlo Cittolin e Ruggero Guidastri, técnicos de laboratórios em operação no Mediterrâneo. Seabass and Gilthead Seabream são duas espécies de peixes marinhos que têm caracterizado o desenvolvimento da aqüicultura marinha no Mediterrâneo nas duas últimas décadas. O substancial crescimento da produção dessas duas valiosas espécies tem sido possibilitado pelo progressivo desenvolvimento das tecnologias de alevinagem destes peixes, resultado do trabalho dos mais de 100 laboratórios que têm sido construídos na região e que pesquisam estas espécies e similares. O primeiro volume deste manual relata a experiência e os diversos fatores que influenciam a produção desses peixes, sua história e biologia e o segundo volume está relacionado com os aspectos financeiros e com a engenharia desses laboratórios. Os manuais foram publicados pela FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations e podem ser adquiridos sob encomenda através do e-mail: publications[email protected] Para consultar o catálogo de publicações da FAO o endereço é http://www.fao.org/catalog/giphome.htm