Lançamentos Editoriais – Edição 68

Reunião Técnica sobre Ictiologia em Estuários

O livro é resultado da reunião técnica ocorrida em Curitiba que uniu a maior parte dos ictiólogos brasileiros que trabalham com peixes em estuários. Os capítulos desta publicação – taxonomia, pesca, piscicultura e ecologia foram gerados pelas conferências e mesas redondas da reunião, que englobaram a maior parte das pesquisas atualmente em desenvolvimento com peixes, estuarinos no Brasil. O livro foi financiado pela Fundação Araucária e pelo CNPq e organizado por Ana Lúcia Vendel e Paulo de Tarso da Cunha Chaves, do Laboratório de Ictiologia Estuarina do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná. O laboratório desenvolve projetos no litoral do estado, valorizando não só os peixes como também a pesca e o pescador. A dinâmica do laboratório levou à organização do evento que teve como objetivo congregar iciólogos que trabalhem em regiões costeiras. Os textos que integram a obra registram os principais pontos abordados pelos pesquisadores convidados. O livro inclui ainda, um capítulo de “estudo de caso”, que relata a experiência adquirida pelo Laboratório de Ictiologia Estuarina. As solicitações de exemplares devem ser encaminhadas à Sociedade Brasileira de Ictiologia – Museu de Ciências, PUCRS, Av. Ipiranga, 6681, C.P. 1429, 90619-900, Porto Alegre, RS. E-mail: [email protected].


Manual de Histología del Camarón Penaeido Normal

LIVRO2

Esta publicação da WAS – World Aquaculture Society tem como principal propósito preencher um vácuo na literatura sobre a estrutura microscópica normal de tecidos e órgãos do camarão peneídeo. Os pesquisadores do Laboratório da Universidade do Arizona – USA Thomas A. Bell e Donald V. Lightner trabalharam no desenvolvimento de técnicas histológicas, que foram sendo melhoradas durante uma década, até que chegassem ao resultado final publicado. Os autores do trabalho optaram por organizar o manual a partir do estudo de um camarão saudável, de forma a permitir a identificação de enfermidades, quando estas surgirem. As técnicas de ilustração utilizadas foram produzidas a partir de espécimes cultivados e proporcionam a perfeita observação histológica do crustáceo. Os pesquisadores iniciam o manual com cortes histológicos da glândula antenal do camarão e seguem pelas artérias e veias; analisam todo o sistema nervoso central; detalham olhos e seus órgãos associados; sistemas reprodutores feminino e masculino; bem como brânquias e câmara branquial. Dedicam–se também a uma pesquisa completa do coração do camarão; dessecam todo o sistema digestivo – hepatopâncreas, intestinos, estômago e demais órgãos. Finalizam a publicação com estudos ainda sobre as mandíbulas e região oral. O manual, nas versões inglês e espanhol é luxuosamente ilustrado com fotos e desenhos em preto e branco que possibilitam a pesquisadores e técnicos a total compreensão da estrutura física do animal. Para adquirir o “Manual de Histología del Camarón Penaeido Normal” o leitor deve entrar em contato com a WAS pelo email: [email protected] aos cuidados de Carol M. Mendoza


Boletim Técnico do CEPTA – Volume 12

LIVRO1

Nesta edição de 1999, somente agora publicado, estão artigos inéditos e originais cujos temas são os que se seguem: 1- “Sobrevivência e maturação gonadal do tambaqui”, de Valdir Aparecido Ferrari, Antônio Fernando B. Lucas, Roseli Ormanezi Ramos; Donizete Aparecido Ribeiro e, Sérgio Moreira Ramos; 2- “Programa computacional para o planejamento em alevinagem de pacu Piaractus mesopotamicus”, de Cláudio Luiz Bock, Hudson Luiz Mariotto e Carlos Roberto Padovani. 3- “Efeito da densidade de estocagem e da aeração no crescimento de matrinchã Brycon cephalus”, de José Sávio Colares de Melo e José Arlindo Pereira; 4- “Análise dos custos de produção da criação de tilápia do Nilo Oreochomis niloticus em gaiolas, no Sul do Brasil”de Lílian Terezinha Winckler – Sosinski, Enio Egon Sosinski Jr. e Ema Magalhães Leboute. 5- Pituitary gland, gonads and interrenal gland of the immature pacu Piaractus mesopotamicus” – Estudo morfológico, de Maria Inês Borella, Carla Regina Morais, Ruth Gazola, Rossana Ventureri e Geraldo Bernardino. 6- Aplicação de um sistema de informações geográficas para caracterização da microbacia do Córrego Barrinha, Pirassununga – SP, de Vera Maria da Costa Nascimento e Valdir Aparecido Galiano; 7- Uso do sistema de informações geográficas (SIG) para monitoramento de bacias hidrográficas com vistas à aqüicultura, de Vera Maria da Costa Nascimento e Valdir Aparecido Galiano. A solicitação de exemplares do Boletim seve ser feita através de correspondência para a Biblioteca do CEPTA/IBAMA – Caixa Postal 64 – 13630-970 – Pirassununga – SP.