A seriedade marca mais um lançamento editorial que chega ao mercado para enriquecer as prateleiras dos aqüicultores brasileiros, sempre ávidos por material de consulta de boa qualidade.
Como sabemos, os problemas que acompanhamo lançamento de uma publicação em nosso país, via de regra desestimulam os pesquisadores, antes mesmo que iniciem a elaboração dos textos.
Driblando as dificuldades, o Centro de Aqüicultura da UNESP acaba de lançar o Boletim Técnico Limnologia Aplicada à Aqüicultura de autoria da Dra. Lúcia H. Sipaúba Tavares, a única publicação em português que aborda não só os aspectos físico-químicos da água mas também os biológicos associados ao fito e zooplâncton, de interesse do aqüicultor.
A limnologia trata dos estudos das águas interiores não indiretamente influenciadas pela água do mar e, por isso mesmo, trata de conhecimentos de grande importância para aqueles que lidam com os cultivos de organismos dulcícolas.
Lúcia Sipaúba, que há vários anos vem se dedicando à pesquisa da estrutura e funcionamento dos sistemas límnicos, preparou uma obra de grande utilidade para todos aqueles que atuam ou desejam introduzir-se na prática de organismos de água doce. Em cada um dos itens abordados, Lúcia apresenta um embasamento teórico sempre acompanhado das técnicas adequadas para a coleta da água, tornando a leitura ao mesmo tempo agradável e didática.
Aobra de Lúcia Sipaúba explica em detalhes, conceitos importantes como a alcalinidade, dureza e condutividade, e dedica aos nutrientes uma atenção especial, mostrando aqueles com maior importância para a aqüicultura, bem como seus efeitos benéficos e nocivos sobre os organismos cultivados. São apresentados ainda métodos para a análise química do oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e nitrato.
Outro ponto importante da obra refere-se a abordagem das estrutura dascomunidades aquáticas que Lúcia faz de forma didática, dedicando ainda alguns capítulos ao cultivo de algas, rotí-‘ feros, cladóceros e copépodos.
UNESP/BERNAUER
Lançado pela FUNEP, este primeiro Boletim Técnico da CA UNESP Centro de Aqüicultura da UNESP, contou como importante apoio da Bernauer Aquacultura, numa demonstração madura da forma como as empresas podem atuar para incentivar as pesquisas e divulgar seus resultados.
Com a proposta de intensifica r a interação entre a Universidade e a sociedade, serão lançados dois boletins por ano e, segundo Wagner Valenti, diretor da CAUNESP, no momento já estão sendo trabalhados o método de cultivo do pacu e a criação de pós-larvas de camarão de água doce com fórmula de água artificial. Sem que se saiba ainda a ordem de lançamento, a UNESP pretendeabordaremcada livroumassunto completo, com o objetivo de divulgar de forma simples, prática e rápida os fatores fisicos, químicos e biológicos mais importantes para a aqüicultura em águas interiores.
Comuma tiragemde lOOOexempiares, o Boletim Técnico de Linmologia Aplicada à Aqüicultura, está sendo vendido diretamente na FUNEP por R$ 25,00. Os pedidos poderão ser feitos a FUNEP – Rodovia Carlos Tonanni, km 5 – caixa Postal 541 – Jaboticabal – SP – CEP 14870990, tel:(0163) 23-1322 r/213 , fax:(0163) 22-2978.