Manaus receberá especialistas em aquicultura

Seminário de Inovações Tecnológicas e de Competitividade de Aquicultura na Amazônia reunirá especialistas e produtores


O Governo do Estado do Amazonas, visando incentivar o desenvolvimento da aquicultura na Região Norte, realizará por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA a V Feira Internacional da Amazônia – V FIAM, evento agendado para acontecer no período de 25 a 28 de novembro, no Estúdio 5 do Centro de Convenções de Manaus. No âmbito desta Feira ocorrerá a Jornada de Seminários Internacionais sobre Desenvolvimento Amazônico, que já se consolidou como um foro de debates, onde gestores públicos e privados, empresários e entidades representativas do setor produtivo, membros da academia e pesquisadores nacionais e internacionais, apresentam e discutem temas relevantes à economia e à sociedade amazônica. A Jornada de Seminários da V FIAM priorizará discussões que tratem de temas relevantes e úteis para toda a região e não apenas o Amazonas. Este é um direcionamento em linha com o propósito da SUFRAMA em aprofundar seu envolvimento com a agenda dos estados de sua área de atuação, em cumprimento ao seu papel de agência de apoio ao desenvolvimento regional.

Em 2008, o evento reuniu mais de 300 especialistas, mestres e doutores. Na Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos foram apresentados 70 trabalhos com temas relacionados à economia regional, logística, pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia, saúde, indústria naval, comunicação e inclusão digital, entre outros, dando visibilidade aos resultados concretos de trabalhos com natureza técnico-científica, que foram, de alguma forma, apoiados pela SUFRAMA por meio de convênios.

Segundo o Secretário Executivo de Pesca e Aqüicultura do Estado do Amazonas, Geraldo Bernardino, dentre os eventos inseridos na V FIAM, merecem destaque o Seminário de Inovações Tecnológicas e de Competitividade de Aquicultura na Amazônia e o III Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia. “Esses eventos servirão como confirmação da prioridade para aquicultura como cadeia de produção de alimentos na região amazônica”, diz Bernardino.

O Secretário explica que estes eventos têm por objetivos levantar a situação atual e futura da aquicultura na Amazônia e dos principais obstáculos a serem vencidos; estimular a melhoria da eficiência econômica da cadeia produtiva da aquicultura pela verticalização da produção, incremento da produtividade e inovação tecnológica; facilitar a compreensão das tendências recentes da aquicultura amazônica e, promover a realização de acordos e negócios entre os diferentes agentes da cadeia produtiva da aquicultura na Amazônia.
Mais informações, no site www.suframa.gov.br ou e-mail: [email protected]