Marinhos ou de água doce são deliciosos; mas quanto devem custar os camarões?

Na seção Notícias e Negócios On Line da última edição, pudemos acompanhar uma polêmica entre especialistas, em torno da comparação entre os camarões marinho e de água doce e seus respectivos preços. Há muito tempo que se discute se o preço do camarão de água doce deve ou não ter como base o preço do camarão marinho. Na opinião de um dos técnicos e também produtor de camarões marinhos, o camarão de água doce deveria ser muito mais barato que o marinho visto que é desconhecido no mercado e possui menor rendimento de carne; opinião esta que não é compartilhada pelos demais técnicos envolvidos com o cultivo do camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii.

Há um consenso, entretanto, que os preços de venda de ambos devem levar em consideração, primeiramente, os custos de produção, e em seguida as tendências do mercado consumidor, bem como a qualidade do produto final. Ganhará mais quem conseguir produzir com qualidade e menores custos, vendendo nos momentos oportunos com os melhores preços, regras básicas de qualquer mercado.

Uma pesquisa de preços do M. rosenbergii e do P. vannamei nos mercados da América Latina e da Europa, mostrou no entanto, que para ambos os camarões, vendidos sem cabeça, congelados em blocos e em faixas de classificação de tamanhos iguais, o camarão de água doce apresenta um preço no mercado internacional igual ao marinho, com variações eventuais ao redor de 4%.

Ficam as perguntas: será que isso ocorre na Europa, porque o camarão de água doce já é mais bem conhecido e difundido do que no Brasil? Será que nesses países a qualidade do M. rosenbergii já é reconhecida? Será que lá, as donas de casa e chefes de cozinha sabem cozinhá-lo, aproveitando suas vantagens na rapidez de preparo, suavidade do sabor e o apreciam por ser mais saudável em termos de colesterol? Será que lá, o camarão de água doce já é visto como um produto distinto do marinho? Ou será que nesses países o preço do camarão marinho também serve de base para o preço do camarão de água doce? O que será que será?