Maritech amplia seus horizontes no Brasil

A empresa é líder no desenvolvimento de softwares para a aqüicultura, pesca e beneficiamento


A Maritech Chile S.A, é uma empresa Noruega/Islandesa criada há 19 anos, que opera em 12 países e que desde 2002 atua no Chile. Líder mundial no desenvolvimento de softwares para a indústria do seafood (aqüicultura, pesca e beneficiamento), seus programas computacionais permitem realizar, entre outras funções, tarefas de controle de produção, custos, gestão (rendimento de matéria prima, controle de processos, etc.) e rastreabilidade. Soluções às exigências de rastreabilidade para a indústria aquícola e pesqueira são um dos seus principais produtos.

No Chile, onde a indústria do salmão tem chegado a níveis de produção que logo a posicionarão como a primeira produtora a nível mundial, os softwares da Maritech estão presentes nas maiores empresas produtoras desse peixe. Atualmente a Maritech está ampliando seu raio de atuação na América Latina, e tem como seu principal foco o Brasil, onde a expansão das suas operações objetiva abrir novos mercados, tanto a nível local como continental, já que a Maritech enxerga um futuro promissor para a aqüicultura brasileira, especialmente nos cultivos de tilápia e pintado. A indústria do camarão também é considerada altamente atrativa para Maritech, já que seus softwares também podem ser plenamente aplicados à carciicultura. No Brasil, a Maritech está promovendo dois de seus programas:



FarmControl: Software aplicado a fase produtiva da aqüicultura, desde a reprodução até a despesca final, que permite o registro diário de todos os fatores produtivos envolvidos na criação, tais como alimentação, mortalidade, biometrias, peso, fatores de crescimento, conversão de alimento, tratamentos patológicos, despescas, transferências de peixes, entre outros O FarmControl possibilita ainda, o controle de custos da produção; planificação da produção; rastreabilidade dos produtos com o objetivo de conhecer o histórico de cada lote na produção, entre outras funcionalidades.

Maritech PDS: Software para plantas de beneficiamento e frigoríficos, que permite o registro de recepções de matéria prima; produtividade em uma linha de processo com rendimentos e custos; controle da qualidade; empacotamento de produtos e controle de insumos; controle de frigorífico; inventário de produtos na câmara de frio; distribuição e vendas finais.

Estes programas são utilizados no Chile em 23 empresas do setor, e possui ainda implementações na Costa Rica e Honduras, e proximamente no Equador e Argentina. No Brasil, apesar de ter iniciado as operações há pouco tempo, a Maritech já tem na sua carteira de clientes, quatro das mais importantes produtoras de tilapia e outras espécies. O fato motivou a empresa a abrir uma representação em São Paulo, cujo encarregado é o Engenheiro de Aqüicultura Axel Klimpel. A Maritech, diante do grande potencial que apresenta a indústria do camarão no Brasil, planeja instalar também escritórios no Nordeste com a finalidade de atender as necessidades específicas do setor. “Acreditamos que o Brasil oferece um grande potencial para nossos produtos, dadas as expectativas de crescimento da aqüicultura, e de suas necessidades crescentes de contar com informação oportuna, de boa qualidade para enfrentar assuntos tais como a tomada correta de decisões, avaliação do negócio, rastreabilidade e as crescentes exigências dos mercados externos”, assinala o Gerente Geral de Maritech Chile, e encarregado do projeto de expansão na América Latina, Juan Manuel Toro.

Para Juan Manuel Toro, a Maritech tem conhecimento de que existem outros softwares no mercado, e que as empresas tendem a fazer desenvolvimentos próprios. Porém, esses softwares foram elaborados por uma equipe técnica sólida, que tem trabalhado por mais de 15 anos no desenvolvimento destas soluções. Por outro lado, a vantagem de se operar com uma empresa solidamente estabelecida, proporciona uma maior segurança e estabilidade aos clientes, neste delicado negócio dos softwares, onde a real competitividade não está na venda do programa, e sim no suporte e manutenção técnica posterior a venda. Segundo Juan, essa é a maior diferença entre os softwares da Maritech e os demais, e que permite que empresa tenha conquistado o crescimento nos últimos anos.

Afim de conhecer a indústria e definir uma estrutura de preços que estivesse de acordo com a realidade do Brasil, a Maritech adotou estratégias de introdução no mercado brasileiro, de acordo com indústria aqüícola e de beneficiamento no país. Isto se traduziu em um estudo do mercado, que foi realizado desde as suas primeiras visitas ao Brasil, há mais de 1 ano e meio. Dessa forma, as soluções que Maritech colocou no mercado são acessíveis tanto aos pequenos produtores (integrados) como às grandes empresas, em vista de que a indústria brasileira opera de uma forma muito particular, principalmente no setor aquícola.

 

Toda esta aproximação da Maritech ao mercado brasileiro, resultou em mais de um ano de investimentos para finalmente estabelecer se de forma definitiva no Brasil.

Para conhecer nos entrar em contato no Brasil com o Sr. Axel Klimpel [email protected], telefone: +55 11 81604252.
No Chile através do e-mail: [email protected]
telefones +56 65 233553 ou +56 65 236291.