Ministros da Pesca da América Latina discutirão sobre o futuro da aquicultura

Santiago do Chile 21/08/2013 – Nos dias 27, 28 e 29 de agosto será realizada no Escritório Regional da FAO em Santiago, Chile, uma reunião da Rede de Aquicultura das Américas e a Primeira  Cimeira dos Ministros da Pesca da América Latina, a fim de analisar em conjunto, estratégias para o desenvolvimento da aquicultura.

Segundo informações dos organizadores do encontro, em 27 e 28 de Agosto, ocorrerá a Reunião Ordinária do Comitê Técnico da Rede de Aquicultura das Américas (RAA). Nela, o Secretário Executivo, Filipe Matias, informará sobre as atividades realizadas em 2012 e no primeiro semestre de 2013.

Este encontro permitirá a troca de experiências políticas e ações relacionadas com a AREL (Aquicultura de Recursos Limitados) nos países membros da Rede que farão recomendações ao Conselho de Ministros no dia 29 de agosto. Esta reunião contará com a participação de destacados funcionários da FAO.

Entre os vários oradores cabe destacar o mediador Felipe Matias, Secretário Executivo da RAA; Alejandro Flores, Oficial Principal da Aquicultura e Pesca da FAO para a América Latina e Caribe; Raul Benitez, representante regional da FAO para a ALyC (América Latina e Caribe); Pablo Galilea , Subsecretário da Pesca do Chile, e Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil e presidente do Conselho de Ministros da RAA.

Em 29 de agosto ocorrerá a Reunião do Conselho da Rede de Aquicultura das Américas (RAA), cujos objetivos são: discutir projetos estratégicos para o fortalecimento desta organização para o biénio 2014-2015 “e estabelecer compromissos através de política pública nos países para desenvolver a Aquicultura de Recursos Limitados (AREL) como uma ferramenta de segurança alimentar no ámbito da agricultura familiar “.

Da mesma forma os ministros estabelecerão estratégias para aumentar o consumo interno de peixe nos países da Região.

Entre os países membros da RAA estão: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

Fonte: MisPeces

http://www.mispeces.com/nav/actualidad/noticias/noticia-detalle/Ministros-de-Pesca-de-Latinoamrica-debatirn-al-respecto-del-futuro-de-la-acuicultura/