Ontem, depois da abertura do AquaNor, acompanhei brasileiros e chilenos numa visita a uma das unidades de produção da empresa AquaGen”, localizada em Kyrksæterøra, cidade localizada a uma hora e meia de viagem de Trondheim.
Por: Jomar Carvalho Filho
Editor da Panorama da AQÜICULTURA
A empresa AquaGen também atua na aquicultura brasileira, após adquirir parte das operações da Aquabel, produtora de alevinos de tilápia.
O foco da visita, no entanto, foi a produção de “ovos olhados” de salmão, um insumo que é vendido diretamente para as empresas salmoneiras.
Na Noruega os produtores iniciam o cultivo adquirindo os ovos já bem desenvolvidos, com olhos visíveis. A partir daí fazem todo o manejo da larvicultura até atingirem o peso de 100-150 g, fase conhecida como “smolt”, quando são levados para os tanques-rede no mar.
Na instalação que visitamos, são produzidos 100 milhões de ovos olhados por ano. Para esse trabalho são utilizados 12 mil reprodutores. Esses peixes são trazidos dos tanques-rede da empresa, localizado a 20 minutos de distância, para os tanques circulares dentro das instalações. Ficam aí em média por até um mês até que machos e fêmeas completem a maturação e seus ovos e esperma possam ser utilizados.
O que chamou muito a atenção foi todo o processo de fertilização dos ovos, totalmente feito por um robô. A máquina cuida de todas as etapas do processo, desde a lavagem dos ovos, fertilização com o esperma, mistura e até as bandejas finais de incubação.
Assista ao vídeo sobre a minha visita à AquaGen!