Noções Básicas de Tecnologia de Pesca

Por Philip Conolly


Como medir uma malha?
No Brasil mede-se pela distância entre os nós. (foto de abertura)

Como comprar uma panagem?
A panagem é o tecido que forma a rede. Tecnicamente é identificada na seguinte ordem: Fio, Malha e Altura. Ex: Fio 210/06 – 5 mm – 400 malhas.

Como definir a altura esticada de uma rede?
Uma panagem de malha 5 mm com 400 malhas na altura tem uma altura esticada “AE” = 4 m. Malha esticada = 5mm x 2= 10 mm AE = 10 mm x 400 malhas = 4.000 mm ou 4 m.

Importante
Uma panagem ao ser montada ou entralhada, para formar uma rede, perde 30% do comprimento nas mangas e 40% no ensacador. Na altura a perda é de 30%.

Como definir a altura armada de uma rede?
A altura armada “AA” é obtida, esticando a tralha das bóias horizontalmente. A rede formará uma cortina reta = AA. Pela fórmula geral, AA = AE x 0,7.
Exemplo: Uma panagem com 4 metros de AE tem : AA = 4 x 0,7 = 2,8 metros.

Como definir a altura da rede em função da profundidade do viveiro?
Altura armada AA da rede: nas mangas é = 1,5 x profundidade do viveiro (no mínimo), no ensacador é = 3,0 x profundidade do tanque (no mínimo).

Como definir o comprimento do picaré?
Comprimento é = largura do viveiro x 1,5
Exemplo: Um viveiro com 10 metros de largura, o comprimento da rede é = 10 m x 1,5 = 15 metros.

Se a altura armada AA for igual a profundidade do viveiro, no início do arrasto a pressão da água somada ao peso dos peixes deformará o centro da rede formando uma barriga. Se a altura do  picaré não for suficiente a rede perderá aderência com o fundo, permitindo a fuga dos peixes.

Demonstra a altura necessária da rede nas mangas e no ensacador do picaré. Desta forma, se garante uma boa aderência ao fundo e a eficiência na captura.