Notícias Curtas 95

Tanques-Rede em Orós

O Açude Orós, segundo maior do Estado do Ceará, abriga desde o final de 2004 um projeto de criação de peixes em tanques-rede, outrora chamado de “Novo Pronager”, e agora denominado “Programa de Organização Produtiva de Comunidades – Produzir”. O projeto é implantado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU/FAO). Nesse programa, cada família de pescador recebe quatro tanques-rede, além de alevinos de tilápias, ração e financiamento através do Pronaf.

Na localidade de Jurema 25 famílias já participam do projeto e em Sítio Cedro, 15 famílias. O programa tem a meta de atender ao todo 100 famílias de cinco localidades. Os novos piscicultores recebem orientação de produção, associativismo e gerenciamento.

Aqüicultura Orgânica

A aqüicultura vem ganhando espaço também junto aos produtos sustentáveis que são comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Um dos exemplos bem-sucedidos do esforço em adequar-se às regras de sustentabilidade é o da Primar Orgânica, a primeira fazenda de aqüicultura orgânica, localizada no Rio Grande do Norte e certificada do Brasil, que produz 3,5 mil quilos de camarão por mês.

Para difundir a aqüicultura orgânica, alguns seminários já têm sido realizados durante a Biofach América Latina, a principal feira de negócios e conferência internacional de produtos orgânicos do continente. A Biofach acontece junto à ExpoSustentat, um evento organizado pela Nuremberg Global Fairs e Planeta Orgânico criado para promover organizações de entidades comprometidas com a sustentabilidade. Ambos os eventos se realizarão de 25 a 27 de outubro de 2006 no Transamérica Expo Center, São Paulo / SP. Espera-se que os dois eventos juntos tragam um valor agregado às Feiras, como já aconteceu em 2005, no Rio Centro, no Rio de Janeiro.

Para atrair ao Brasil o público estrangeiro, ambos os eventos foram amplamente divulgados durante o Encontro Econômico Brasil Alemanha, ocorrido em Berlim, onde foi apresentado o panorama atual do setor orgânico brasileiro. (www.biofach-americalatina.com.br).


Nas Ondas Do Rádio

Um programa de rádio chamado “Mundo Aqüícola”, voltado exclusivamente para a indústria da aqüicultura está sendo transmitido em Llanquihue e Puerto Montt, no Chile. O programa de rádio que dura meia hora e vai ao ar de segunda à sexta feira, foi criado para ser um espaço de conversação, notícias, atualidades, entrevistas e notas científicas dirigidas para gerentes de fazendas, técnicos e estudantes da área. A equipe de produção é formada por três jornalistas e um engenheiro aqüícola.

Patente Peruana

Foi solicitada pela Direção Regional da Produção de Lambayeque, no Peru, a patente de um processo que converte as vísceras dos pescados em fertilizante orgânico. O invento é pioneiro no mundo. O adubo é denominado de “ictiocomposto” e contêm uma série de nutrientes como cálcio, magnésio, nitrogênio e outros elementos que renovam a qualidade dos solos destinados ao cultivo agrícola.
As pesquisas tiveram início com a intenção de diminuir a contaminação do mar com as vísceras de peixes, lançadas pelos pescadores artesanais de Lambayeque. Nos primeiros testes realizados em 1997, foram obtidas 17,76 toneladas de adubo a partir de 43,95 toneladas de resíduos pesqueiros crus. Entre fevereiro e abril de 2006, foram obtidas 90 toneladas de adubo orgânico a partir de 260 toneladas de vísceras processadas que serão comercializadas para as empresas agroindustriais.

Aqüicultura nos Desertos

De acordo com relatório das Nações Unidas, os desertos produzirão, no futuro, a maior parte dos peixes cultivados. As atividades aqüícolas já são desenvolvidas nos desertos de Negrev, em Israel e no Arizona, nos USA e, de acordo com o relatório, a água salgada proveniente dos reservatórios nos desertos, associada às elevadas temperaturas, podem ser usadas para reproduzir as condições dos mares tropicais, fazendo dos desertos, lugares ideais para o cultivo de peixes e camarões marinhos. Algumas espécies de peixes e de algas cultivadas para o consumo humano já são cultivadas há séculos no deserto de Chad e podem viver e se desenvolver em águas de reservatórios localizados nos desertos.

Website Norueguês

Foi lançado pelo Ministério da Pesca e das Relações Costeiras o website www.fisheries.no, um portal que contém informações em língua inglesa sobre os recursos pesqueiros e o manejo da aqüicultura na Noruega.

O portal surgiu em função da necessidade de informar aos mais de 150 países importadores de produtos provenientes da pesca e aqüicultura da Noruega, sobre o trabalho que vem sendo feito para garantir que os pescados noruegueses são seguros e saudáveis.
O conteúdo tem como base estudos e artigos científicos, atos legais e acordos internacionais. O portal inclui entre outras coisas, informações sobre os estoques pesqueiros comerciais, o controle e manejo dos recursos naturais, aqüicultura e o ambiente marinho.

Sugestões Acatadas

O Brasil é o primeiro país da América Latina a concluir estratégias para a gestão de águas até 2020, prazo estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas. O Plano Nacional de Recursos Hídricos – PNRH está sendo apresentado à sociedade em encontros públicos nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, quando o Ministério do Meio Ambiente mostra para a sociedade os resultados das sugestões dadas pela população, para a sua elaboração, iniciada no ano passado.

Entre as sugestões incorporadas está a criação de um programa de educação ambiental, de comunicação e mobilização social. Os locais dos encontros serão divulgados no site do Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br.