Notícias e Negócios – Edição 39

UNIOESTE – Estão indo de vento em popa os alunos da primeira turma de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo. O projeto pedagógico do curso dá ênfase às águas interiores, diferentemente dos demais cursos existentes no país, mais voltados aos aspectos ligados às águas marinhas e, para dotar seus alunos de mais instalações especializadas, a UNIOESTE está construindo o Centro de Pesquisas Pesqueiras e Biológicas, no município de Santa Helena – PR, nas margens do Lago Itaipu.
UNIOESTE – Estão indo de vento em popa os alunos da primeira turma de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo. O projeto pedagógico do curso dá ênfase às águas interiores, diferentemente dos demais cursos existentes no país, mais voltados aos aspectos ligados às águas marinhas e, para dotar seus alunos de mais instalações especializadas, a UNIOESTE está construindo o Centro de Pesquisas Pesqueiras e Biológicas, no município de Santa Helena – PR, nas margens do Lago Itaipu.

REPRESENTANTES ESTADUAIS – Está quase fechado o quadro dos representantes estaduais da ABRAq – Associação Brasileira de Aqüicultura, que têm como uma de suas metas principais atingir a meta mínima de 50 sócios “na maior brevidade possível” segundo seu presidente José Augusto “Zelão” Ferraz de Lima. Foi também solicitado aos atuais representantes estaduais a coleta de informações para a elaboração do diagnóstico da aquicultura em suas regiões, com detalhes a respeito da vocação, capacidade instalada, produção, mercado, perspectivas e potencialidades. Os representantes estaduais se reunirão ainda entre 5 e 7 de novembro no I Encontro Nacional de Representantes da ABRAq, em local ainda não definido.

VAREJO – A Arcobaleno Com. Imp. Exp. Ltda. já está atendendo a uma antiga aspiração de muitos pequenos e médios criadores, até então impossibilitados de comprar vitamina C microencapsulada em pequenas quantidades. Além das embalagens grandes, voltadas para as indústrias de rações, a empresa dispõe agora da Aqua C microencapsulada da Quali Tech, em embalagens de 1 kg. Para os que não sabem, a performance de crescimento e produtividade de peixes e camarões que têm a vitamina C incorporada na sua ração é muitíssimo superior a dos que não têm vitamina C no alimento. Isso sem falar do aumento significativo na capacidade de suportar situações de estresse.

WAS NO IFA ‘97 – A simpática Marianne Heemskerk da Royal Dutch Jaarbeurs & Gessuli Eventos Ltda., organizadores da IFA Brasil ’97 – Feira Internacional de Aqüicultura e Seminários Internacionais, estava em Seattle, de onde saiu entusiasmada com a receptividade das empresas norte-americanas ao evento brasileiro. Os organizadores agora estudam a possibilidade da montagem de um pavilhão somente com empresas norte-americanas no Expo Center Norte, local onde se realizará o evento na capital paulista, em outubro próximo. As vendas de stands estão sendo concretizadas também na Europa, onde agentes estão trabalhando na Itália, Inglaterra, Bélgica e Alemanha para trazer expositores desses países, com novos produtos. Um destaque entre os resultados positivos da visita de Marianne ao WAS em Seattle, foi o stand da World Aquaculture Society que já é presença certa na IFA ‘97. Para deleite dos brasileiros, o stand da WAS será um ponto de parada obrigatória na feira para a compra das famosas publicações técnicas da entidade.

NOVELA – Um trecho de João Luis Sauer em seu relatório sobre rações publicado na íntegra no último boletim da Abrat, reflete o lamento dos truticultores, que sofrem com a inconstância dos fabricantes de rações para trutas. “…Há quase dez anos que os truticultores assistem ao programa “Vale a pena ver de novo”. Aparece um fabricante de ração, interessado em fabricar uma ração de qualidade. Entra em contato com a ABRAT, Campos de Jordão, participa de encontros, faz teste em algumas truticulturas e finalmente, lança a sua ração. Espalha-se a notícia e os truticultores começam a utilizar a ração. Pouco tempo depois, a qualidade da mesma se deteriora ou outra área da alimentação animal cresce muito e o fabricante desaparece. Mas torna a aparecer tempos depois, com a mesma história, e o ciclo se repete.”

CAMARÃO NO McDONALDS – Chega de mesmice. Na Alemanha, a empresa McDonalds venderá camarões com casca na sua cadeia de 650 restaurantes assim que começar a primavera deste ano. A distribuição dos camarões está a cargo da firma “Royal Greenland”, ganhadora do contrato que inclui 380 toneladas de camarões com casca. Só falta agora o chopp gelado.

DISNEY – Durante o IV ISTA – International Simposiun on Tilapia in Aquaculture que se realizará em novembro em Orlando – USA, está programada uma visita aos bastidores do pavilhão The Land (A Terra) para conhecer o sistema de aquacultura que a Walt Disney World Resort’s Epcot Center mantém em funcionamento. No pavilhão da Terra, numa macro estufa de aproximadamente 1 hectare, os visitantes são levados a conhecer a importância da aqüicultura para a subsistência humana neste planeta através de um sistema de produção de alta tecnologia usado para comparar a performance de crescimento de várias espécies. Pelo Aquacell, como é chamada a bateria de tanques que funcionam em sistema de recirculação, foram ou ainda estão sendo cultivadas tilápias, catfish, pacu, esturjão e camarões da Malásia que, durante as safras, são vendidos nos restaurantes do Walt Disney World Resort. ABCC – Cerca de 40 pessoas compareceram ao Encontro da ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarões, em fevereiro último, em Natal – RN, quando foi votada a nova diretoria, elegendo Roberto Carlos Barbieri e Ana Carolina Guerrelhas como presidente e vice-presidente. Na ocasião, a ABCC recebeu Patrícia Abelin da INVE e Luis Antonio Gomes da Aquaculture & Fisheries International Inc., que vieram especialmente dos EUA para o encontro. Luis Antonio apresentou aos criadores brasileiros o Super Shrimp, o Penaeus stilirostris selecionado geneticamente na Venezuela por 26 gerações e altamente resistente a viroses. A ABCC, com a ajuda da FINEP e CNPq, está organizando para agosto próximo em Natal – RN, o Primeiro Encontro Norte/Sul de Criadores de Camarão, cuja data ainda não foi agendada mas já conta com a provável presença de palestrantes estrangeiros como Claude Boyd e Henri Clifford.

WAS ‘98 – A Panorama da AQÜICULTURA dispõe do prospectos contendo as instruções para os interessados em submeter trabalhos para o próximo WAS ‘98, em Las Vegas – EUA. Os assinantes que quiserem receber gratuitamente uma cópia deste Call for papers, que contém prazos, modelo de abstract e demais informações sobre o envio dos resumos, devem solicitá-lo a nossa redação.

AQÜICULTURA MAIS QUENTE – Os leitores interessados em ampliar seus conhecimentos não podem deixar de consultar o Calendário Aqüícola dessa edição. O ano nem bem começou e já contabilizamos um total de 46 eventos, sendo 40 deles realizados aqui mesmo no Brasil. O grande número de cursos, workshops, seminários, feiras e congressos, reflete o super-aquecimento da atividade em nosso país e oferece grandes oportunidades de acesso às novas informações.