Notícias e Negócios – Edição 58

DIREITO AUTORAL – A Panorama da AQÜICULTURA em sua última edição 57 de janeiro/fevereiro, publicou o artigo “Truticultura: a indústria que cresce apesar da competição predatória dos produtos importados”, como sendo de autoria de Cláudio Schimidt, presidente da ABRAT-Associação Brasileira de Truticultores. Entretanto, constatamos após reclamação recebida que o referido artigo, quase na sua totalidade, é de autoria da pesquisadora Yara A. Tabata, Diretora Técnica de Serviços do Núcleo Experimental de Salmonicultura do Instituto de Pesca de Campos do Jordão-SP, tendo sido inclusive publicado nos Anais do I Workshop Internacional de Aqüicultura, ocorrido em outubro de 97 em São Paulo –SP, sob o título “Truticultura: situação mundial e no Brasil”.

COOPERATIVA – A recém criada COABA – Cooperativa de Aqüicultores da Bahia reuniu em abril representantes da UFBA – Universidade Federal da Bahia e da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, para uma visita técnica a piscicultores da região. Nesta reunião foi discutida a elaboração de uma agenda de ação conjunta que envolverá a COABA, o Governo do Estado, Banco do Nordeste, SENAR, SEBRAE, Bahia Pesca, CEPLAC, órgãos regionais e representantes da sociedade civil, de forma a planejar o desenvolvimento sustentável da piscicultura na Bahia. Os interessados em obter informações sobre o planejamento da COABA podem contatar seu Carlos Henrique Moreira no fone: (75) 537-2277.

AQUÁRIO – O aquário público de São Bernardo do Campo-SP reabriu suas portas aos visitantes em março. Há dois anos o aquário vem agendando visitas exclusivas para escolas, porém agora todos os interessados poderão observar em 200 aquários, peixes da Amazônia, do Pantanal e de represas e mangues do litoral paulista, bem como aqueles utilizados na aquariofilia. O aquário público de São Bernardo do Campo possui ainda um mini-museu marinho, painéis culturais e pôsteres didáticos, biblioteca, sala de vídeo e bazar com venda de revistas e souvenires. Lá podem ser agendadas visitas acompanhadas para grupos. Mais informações no fonefax: (11) 7677-4090.

SANTA CATARINA – A UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Brasileiro de Zootecnologia, deu início no mês de março ao curso de pós-graduação lato sensu em produção de pescado em água doce. O curso proporciona conhecimentos sobre os métodos de produção de forma econômica e sustentável e tem como objetivo o questionamento das tecnologias de produção, bem como a democratização do ensino pós-graduado em aqüicultura. Para o próximo ano, a universidade pretende dar continuidade na realização deste curso. Os interessados poderão obter mais informações pelo fonefax: (48) 222-0996, e-mail: [email protected] ou http://usuários.unetsul.com.br

ABRAPOA – A Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos escolheu a cidade de Florianópolis para sediar o VI EMBRAPOA e o II ELAPOA, respectivamente o Encontro Brasileiro e o Encontro Latino-Americano de Patologistas de Organismos Aquáticos. Os dois eventos serão realizados no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 3 a 6 de outubro. A programação abrange trabalhos científicos e técnicos, mesas redondas e grupos de trabalhos, além de exposições e vídeos. Os interessados em apresentar trabalhos deverão envia-los à comissão organizadora até 30 de junho. Mais informações pelo fone: (44) 261-4641, fax: (44) 263-5964, e-mail: [email protected] ou www.fapeu.ufsc.br/~enbrapoa.

RIO DE JANEIRO – Segundo técnicos da FIPERJ – Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, 72 mil alevinos de tilápias adquiridos no Centro de Treinamento em Aqüicultura do Sul Fluminense, foram colocados em 36 tanques de piscicultura de 12 propriedades do município de Piraí – RJ, engajadas no Programa Pólo de Piscicultura Sul Fluminense. Cada tanque recebeu em média dois mil alevinos que resultarão numa produção de 1500 quilos de peixes por propriedade numa primeira despesca. A expectativa é que com a prática de manejo e com a experiência que os piscicultores vão adquirir no cultivo este número venha a dobrar no próximo ano. Os técnicos informam também que a FIPERJ, continua prestando a qualquer aqüicultor o serviço de avaliação de rações. As análises são realizadas no Laboratório da Unidade de Tecnologia do Pescado e são capazes de detectar: composição centesimal (análises de proteína bruta, lipídio bruto, fibra bruta, cinza ou resíduo mineral e umidade); determinação de ácidos graxos (cromatografia de alta resolução) e determinação de caloria (avaliação da energia bruta). Todas as análises são realizadas de acordo com as normas da Associação Oficial de Química Analítica. Mais informações na sede do órgão: (21) 625-6747 ou 625-6742.

AVALIAÇÃO DOS SEXOS – Um importante serviço aos piscicultores paranaenses está sendo oferecido pelos professores e estagiários do Curso de Engenharia de Pesca da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trata-se da avaliação da qualidade da reversão dos alevinos de tilápia Oreochromis niloticus que tenham sido submetidos à reversão sexual. O trabalho é feito através da observação microscópica das gônadas e papilas dos alevinos e um laudo é gerado com dados a respeito da eficácia da técnica utilizada pelo produtor de alevinos além de um diagnóstico dos possíveis obstáculos do processo produtivo. Para isso, é preciso que os exten-sionistas locais da EMATER coletem, com prazo mínimo de 24 horas e metodologia específica, as amostras dos alevinos a serem analisados. Os lotes de alevinos de tilápia adquiridos por engordadores também podem ser analisados, desde que a coleta seja feita na propriedade onde foram produzidos. Os interessados no laudo deverão pagar pelo serviço o valor de R$ 40,00 correspondentes a cada milheiro a ser analisado. Este serviço poderá ser solicitado à EMATER do Paraná, através dos seus escritórios municipais, no fone (45) 252-1330 ou na Unioeste no fone (45) 252-3535 ramal 338.

ATENÇÃO MUDANÇAS – Ao que parece as companhias telefônicas do Brasil resolveram mudar o número de vários de nossos anunciantes. Aí estão as informações em primeira mão: Trifish, de Botucatu- SP- novos telefones: (14) 6821- 4841 e (14) 6822- 5004; Fish-Bráz, de Botucatu- SP- novo telefone: (14) 6823-5166, fone/fax: (14) 6822- 3458; Piscicultura Brumado, de Mogi Mirim- SP- novos telefones: (19) 971-9358 e (19) 860-2433; Moana, de Cananéia – SP- novo telefone: (13) 6851-6198; Purina, Unidade Fabril de Paulínia-SP – novo telefone: (19) 3884-7186. Já a empresa Recolast Impermeabilizações Ltda está também com nova sede. O endereço é: Estrada do Frango Assado 201, Bairro Vila Rio – Guarulhos- SP. O telefone é (11) 6440-0031 e o fax: (11) 6440-7786. Não deixem de anotar.

CAMPOS DO JORDÃO – O XIV Encontro de Salmonicultores estará acontecendo no dia 20 de maio no Hotel Leão da Montanha em Campos do Jordão –SP. Organizado pela Associação Brasileira de Truticultores, esta versão do encontro pretende, entre outros assuntos, discutir a comercialização de trutas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, bem como no sul do país. Os participantes do encontro terão também a oportunidade de elucidar suas dúvidas com relação ao SIF, já que estará presente Célio Faulhaber, membro do SEPES/DIPOA. O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Truticultura será outro tema a ser debatido numa mesa redonda sob coordenação de André Brügger, do DPA/MA. Mais informações sobre o encontro e possibilidades de hospedagem em Campos do Jordão poderão ser obtidas na ABRAT, fone (21) 221-4911.