Notícias e Negócios Online – Edição 38

De: Marialaura Bombadilla Aguilar
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: digestibilidade, Colossoma macropomum
Sou uma estudante peruana de biologia e gostaria obter trabalhos sobre nutrição de Colossoma macropomum (gamitana, tambaqui), especialmente assuntos ligados a digestibilidade deste peixe tropical.


De: Andréa Belém Costa
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re: digestibilidade, Colossoma macropomum
Existem pesquisadores que estão trabalhando com Colossoma macropomum (tambaqui) no INPA em Manaus, Amazonas, Brasil. Uma delas é a Dra. Marle Villa-Corta Correa. Seu e-mail é: [email protected] e você pode escrever em espanhol. Espero que ela venha a lhe ajudar.


De: George Brooks, Jr.
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Dificuldade na metamorfose
Saudações, estou fazendo uma pesquisa com algumas desovas e estou encontrando alguma dificuldade com as larvas do Macrobrachium rosenbergii. Após chegar ao estágio 11, elas não se metamorfoseiam e morrem, apesar de algumas alcançarem o estágio de PL. Agradeço alguma sugestão ou referências.


De: Hisbi Djasmani
Para: George Brooks, Jr. Assunto:
Re: Dificuldade na metamorfose
Olá George. Temos cultivado o M. rosenbergii sem muitas dificuldades. Normalmente, quando as larvas são criadas com água salobra (12 ppt) e alimentadas com artemia, elas sobrevivem e se meta-morfoseiam em pós-larvas em 3-4 semanas. No nosso laboratório temos a experiência de larvas que chegaram ao estágio 11 em 18 dias. Você pode tentar conseguir um manual antigo, mas muito bom, “Fresh-water Prawn Farming” escrito por Michael B. New e S. Singholka, publicado pela FAO em 1985. Não desista e tente novamente.


De: Paulo de Paula Mendes
Para: Panorama da Aqüicultura
Assunto: Mesa redonda (interne)
É com satisfação que estamos tentando estabelecer encontros (mesas redondas) mensais, via internet. A idéia surgiu em Minas Gerais, no último encontro, e me solicitaram a organização destes eventos, a princípio com camarões. No entanto, por acreditar que podemos trabalhar em conjunto com todo o setor aqüícola, inicialmente vamos abrir um canal denominado de GTCAD, mas que deverá ser abordado todos assuntos ligados ao setor da aqüicultura. Desta forma, solicitamos divulgar o assunto aos interessados.

ESPECIFICAÇÕES PARA CONEXÃO: 1- Dia: última quarta-feira de cada mês; 2- Horário: 21:00 horas ( horário normal ), ou 22:00 horas (horário de verão); 3- Programa de comunicação: livre escolha (mIRC, global chat, etc); 4- Endereço do host: ELOGICA.COM.BR – Colocar o HOST (ELOGIC.COM.BR), no setup do programa de comunicação; 5- Canal GTCAD (#GTCAD) – Na conexão com o HOST, se estiver usando mIRC: /join #GTCAD; 6- Devido a possíveis dificuldades da nossa conexão local, sugerimos que o primeiro a interligar, abra o canal para os demais. Atenciosamente, Paulo de Paula Mendes


De: Dilma Bezerra F. de Oliveira
Para: Panorama da Aqüicultura
Assunto: Carcinicultura Marinha/ RN
Ao longo dos anos o Projeto Camarão, desempenhou um papel essencial na implementação dessa atividade no Brasil, gerando e adaptando tecnologias trazidas do Japão e Estados Unidos e capacitando a mão-de-obra especializada. Para dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados na década de 70, inúmeros fatores de ordem técnica, política e econômica, contribuíram para a queda da produção científica do Projeto Camarão. Com a ala-vancagem da carcinicultura marinha no Estado do Rio Grande do Norte, desde o início da década de 90, estabelecida pela introdução da espécie Penaeus vannamei e somando-se ao apoio que o Projeto está recebendo da atual Diretoria da EMPARN, o mesmo está inserido nesse processo de desenvolvimento da atividade, na qual reativou sua área de produção (24 ha), com o objetivo de dar suporte à pesquisa. Foi reativado também o Laboratório de Larvicultura, que atende atualmente ao setor de viveiros e algumas fazendas de pequenos produtores. Desenvolve trabalho de parceria com a empresa privada Tecnarão, no setor de maturação; transfere tecnologia através de estágio supervisionado, curso de extensão, orientação de monografias e teses de pós-graduação; realiza trabalho de cooperação técnico-científica com a UFRN, empresas privadas e governamentais e lidera um Projeto de Pesquisa inserido no Programa de Produção Animal da EMBRAPA, onde qualquer pesquisador que tenha vínculo com as universidades ou instituições de pesquisa poderá enviar projetos na área de aqüicultura. Informações através do Fax (084)2214925 e/ou telefones (084)2144255/2114464. Dilma Bezerra Fernandes de Oliveira- Coordenadora Técnica do Projeto Camarão – Emparn.


De: Sergio Tamassia
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Procurando livros
Caros Aqua-amigos estou procurando para comprar o seguinte livro – Aquaculture of Cyprinids, R. Billard and J. Maecel (Editors). 1986., INRA, Paris – e ficarei grato se alguém puder me ajudar. De: Jeff Hinshaw <> Para: Sergio Tamassia Assunto: Re: Procurando livros Sergio, o livro está ainda em lista da INRA (ISBN 2-85340-791-8, reference #00805) por 260 francos. Telefone para eles: 1 (30) 83 34 06 ou FAX 1 (30) 83 34 49.


De: Alexandre Alter Wainberg
Para: Panorama da AQÜICULTURA
Assunto: minicurso
Estamos promovendo através de uma iniciativa da ABCC e EMPARN um minicurso sobre criação de camarão aqui na fazenda. O curso com duração de 2 dias (16 e 17/12) é bem básico e visa atingir os micro e pequenos produtores do litoral sul do RN. Estão presentes 28 produtores representando 21 propriedades totalizando 229,5 hectares. No primeiro dia foi uma aula teórica em uma escola gentilmente cedida pela prefeitura de Tibau do Sul e em 17/12, totalmente voltado para práticas de manejo de viveiros aqui na fazenda. É mais uma semente para a consolidação de uma associação local.